segunda-feira, 21 de novembro de 2011

UEL fica bem posicionada em avaliação do MEC

Agência UEL - 18/11/2011

O MEC divulgou nesta quinta-feira (17/11), no Diário Oficial da União, as notas das universidades avaliadas no Enade 2010. No Paraná, UEL, UFPR e UEM obtiveram as melhores notas. As três universidades ficaram com nota 4. A maior nota é 5.

A UEL teve 11 cursos avaliados em 2010, mas a nota divulgada hoje, é uma média dos três últimos anos, com um total de 38 cursos avaliados. O Enade tem um ciclo de três anos, no qual todas as grandes áreas do conhecimento são avaliadas.

Dos 11 cursos da UEL avaliados em 2010, cinco obtiveram nota 5, a nota máxima, outros cinco receberam nota 4 e um ficou sem nota, o que pode significar que houve boicote ao exame.

“Tivemos uma melhora significativa com a nota máxima de vários cursos. A UEL ficou bem colocada no estado, mas não podemos pensar somente em ranking. Temos cursos que precisam melhorar”, afirmou a professora Marta Marcondes, diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

“Esse tipo de avaliação é importante, na medida em que possibilita a reflexão e avaliação institucional, dentro do compromisso de melhoria da qualidade dos cursos ofertados pela UEL e ajuda também no trabalho interno dos colegiados de curso, resultando numa demanda de debates e ações institucionais”, destacou a professora.

A nota final de cada instituição é composta por 40% do Enade, que é a prova feita pelos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação; 30% do Indicador de Diferença entre Desempenho Observado e Esperado e 30% são variáveis, incluindo corpo docente, infraestrutura, e outros.

“Seria importante destacar também que, acima das universidades públicas do Paraná no ranking divulgado pelo MEC, estão posicionadas, com nota máxima, diversas instituições com apenas um curso avaliado, ou seja, instituições que concentram todos os seus investimentos em um único curso de graduação, obtendo portanto boas notas, num universo reduzido de estudantes”, conclui a diretora.


Veja também:

|
ENADE|

Nenhum comentário:

Postar um comentário