segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CA aprova três novos cursos de Engenharia

Silvia Galvão Cervantes, diretora do CTU


Agência UEL - 01/09/2011

O Conselho de Administração (CA) aprovou no início da semana, na Sala dos Conselhos, a criação de três novos cursos: Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia Mecânica. Embora ainda dependa de parecer favorável do Governo do Estado, a expectativa da UEL é oferecer os cursos a partir do ano letivo de 2013.

Com 30 vagas cada curso e duração de cinco, as novas Engenharias serão ofertadas em período integral. A implantação dos cursos exige a construção de salas de aula e laboratórios, compra de equipamentos, além da contração de docentes e funcionários.

De acordo com a diretora do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), Silvia Galvão Cervantes, o investimento inicial para implantação dos cursos é de cerca de R$ 24 milhões. Só o curso de Engenharia Mecânica tem custo estimado em R$ 12 milhões. “Agora a implantação dos novos cursos depende de uma resposta do Governo Estadual”, diz.

Além da elaboração do Projeto Pedagógico, a UEL fez o estudo financeiro de implantação dos cursos. Segundo Silvia, os cursos devem suprir a demanda regional e nacional de profissionais. “Os três cursos formam o grupo das Engenharias básicas que atendem a indústria e a construção civil”, acrescenta.

Por conta da carência de profissionais na área das Engenharias, o Governo do Estado, além de várias entidades da sociedade organizada, entre elas, Acil, Adetec, Codel, FIEP, Sebrae e Sinduscon solicitaram o levantamento financeiro para implantação dos cursos.

Segundo a diretora do CTU, os Projetos Pedagógicos dos cursos foram elaborados com base nas demandas da região, que enfrenta a carência de profissionais em pequenas e médias metalúrgicas e indústrias. “A intenção é oferecer uma formação mais ampla e geral, com foco nas necessidades do mercado”, completa Silvia. Os novos cursos serão vinculados ao CTU.

A UEL ainda estuda a criação dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Controle e Automação Industrial. O CA também aprovou no ano passado a criação do curso de Nutrição, que aguarda autorização do Governo do Estado para implantação. Vinculado ao Departamento de Patologia e Análises Clínicas (PAC), o curso vai ser integral com duração de quatro anos.

Um comentário:

  1. fica aqui uma critica do robinsonhoto, a matematica nao teve a menor chance de tecer qualquer comentario sobre as disciplinas de matematica dos cursos de mecanica e quimica, ja o de producao pudemos apresentar opnioes e fazer sugestoes... registro meus votos de sorte, muita sorte e sucesso...

    cordialmente,
    robinsonhoto

    ResponderExcluir