quarta-feira, 3 de agosto de 2011

GEPE (Grupo de Estudos de Práticas em Ensino) cria espaço para refletir sobre ensino de graduação

Agência UEL - 27/07/2011

Foi aprovada na Câmara de Graduação, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e no Conselho de Administração (CA) a criação do Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE/UEL). A institucionalização deste Grupo faz parte da atual gestão da Prograd que tem como um dos objetivos a reflexão sobre a atividade formativa nos cursos de graduação da Universidade.´

Segundo o professor Ludoviko Carnascialli, pró-reitor de Graduação, o GEPE vai propor ações junto aos professores para reelaborar e sistematizar práticas de ensino e a ação pedagógica dos cursos. A proposta do GEPE é atuar nas seguintes questões: Quais as características dos estudantes que recebemos?; Como nossos docentes veem o ensino de graduação e como organizam sua prática?; Quais as condições de ensino em nossos cursos de graduação?; Quem participa da tarefa de ensinar?; Quais valores orientam o ensino?; e como se organiza a avaliação das ações de estudantes e professores?

“A criação do GEPE institucionaliza um espaço de reflexão e proposições que otimizam a prática educativa construída na relação professor, estudante e conhecimento. Portanto, o foco de atenção do Grupo é a ação do professor e sua formação”, define o pró-reitor de Graduação.

De acordo com o professor Ludoviko Carnascialli, a caracterização da ação docente permite pensar sobre a complexidade e potência da interação pedagógica. “Muitos são os desafios e limites enfrentados nessa relação”, avalia. Entretanto, segundo ele, o diagnóstico e a reflexão sobre isso vão levar a melhoria na qualidade da formação profissional na UEL.

A professora Marta Regina Gimenez Favaro, diretora de Apoio à Ação Pedagógica da Prograd, ressalta que criar espaço para refletir sobre as práticas de ensino na graduação é uma preocupação nacional. O GEPE será composto por representantes docentes dos Centros de Estudos que vão mobilizar ações juntos aos professores para pensar as práticas de ensino na graduação.


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