quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Encontro do Parfor destaca formação de professores



Agência UEL - 21/09/2016


Teve início na tarde desta quarta-feira (21) o III Encontro Nacional do PARFOR, com o tema "O PARFOR, a Formação e a Ação de Professores na Educação Básica". O evento é realizado em parceria com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Cerca de 300 participantes, entre coordenadores gerais e de cursos, professores-formadores e professores-estudantes do PARFOR de todas as regiões do país participaram da abertura realizada no Hotel Sumatra (Centro). O evento segue até sexta-feira, dia 23, com transmissão ao vivo e com tradução em LIBRAS, no endereço encontronacional.virtual.ufc.br/parfor/.

Participaram da mesa de abertura a responsável pelo PARFOR na UEL, professora Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza, a diretora de Formação de Professores da Educação Básica (DEB/CAPES), Izabel Lima Pessoa, representante da diretoria da CAPES, o presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR (FORPARFOR), Marcio Lima do Nascimento, a reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, e a pró-reitora de graduação, Ângela Maria de Souza Lima.

Para a professora Maria Irene é uma honra poder receber o encontro em Londrina. "O evento sempre é realizado em Brasília e conseguimos, este ano, realizá-lo aqui. Recebemos gente do Brasil todo, o que vai dar uma contribuição muito rica ao evento. Será possível perceber realidades distintas com relatos de experiências", afirmou. Já a reitora da UEL, destacou a grandeza do PARFOR. "É um programa de grande envergadura e de relevância nacional. Ele proporciona a transformação das pessoas por meio da educação".

Izabel Lima Pessoa, diretora de Formação de Professores da Educação Básica (DEB/CAPES)

Capes - Segundo Izabel Lima Pessoa, os números do PARFOR, em sete anos de atuação, impressionam e já trazem resultados para a educação brasileira. "São quase 33 mil formados pelo PARFOR em todo o país. A maior demanda é para os cursos de Pedagogia nos anos iniciais de educação. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) alcançou a meta e foi justamente nos anos iniciais, onde mais alcançou resultado. Isso mostra a relevância do PARFOR", apontou.

O PARFOR é um programa federal, executado pelas universidades públicas, que proporciona aos profissionais da Educação Básica, da rede pública, a oportunidade de fazer cursos superiores com aulas aos sábados, feriados e em períodos concentrados nas férias.

Programação - A primeira atividade do encontro foi a mesa redonda "Trilhas e tramas da formação de Professores no PARFOR ontem e hoje", com participação de Izabel Lima Pessoa, do professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Licurgo Peixoto de Brito, do professor do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP), José Paulino Filho, e mediação da professora Maria Irene Pellegrino.

O III Encontro Nacional do PARFOR prevê ainda, minicursos, conferências e relato de experiências. Além disso, será lançado o livro em DVD "Olhares sobre a formação de professores: relatos, reflexões e proposições", organizado pelas professoras Marie Irene Pellegrino e Rosangela Ramsdorf Zanetti, da UEL. O título aborda a atuação do PARFOR no país, com colaboração de professores de Londrina, Amazonas, Bahia, universidades do Paraná e também da Universidade de Lisboa.

UEL - A Universidade foi a primeira do estado a aderir ao Programa, iniciado em 2009. De acordo com Maria Irene Pellegrino, a UEL formou 489 professores-alunos da educação básica, com atuação de cerca de 150 professores da universidade. Atualmente, 2.870 turmas do PARFOR são atendidas no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário