Debate incluiu palestras sobre a experiência da Universidade em ações afirmativas |
Agência UEL - 18/02/2016
Estudantes, professores e coordenadores de Colegiados de Curso da UEL participaram nesta quinta-feira (18) de uma discussão sobre as novas diretrizes nacionais das licenciaturas. O debate incluiu palestras sobre a experiência da Universidade em ações afirmativas, com foco nas políticas que atendem estudantes afrodescendentes e indígenas. As palestras foram feitas pela coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), Maria Nilza da Silva e pelo coordenador da Comissão Universidade para Índios (CUIA), Wagner Roberto do Amaral.
Segundo a Diretora de Ação Pedagógica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UEL, Andreia Maria Cavaminami Lugle, a Resolução 02/2015, do Conselho Nacional de Educação, estabelece novos conteúdos para os cursos de licenciaturas do país, que deverão incluir saberes específicos sobre temas relacionados a fundamentos da educação, formação na área de políticas públicas e gestão da educação, seus fundamentos e metodologias, direitos humanos, diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, Língua Brasileira de Sinais (Libras), educação especial e direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
O objetivo da Resolução é proporcionar uma formação docente inicial e continuada para atuar na educação básica, com foco na melhoria permanente da qualidade social, aproximando mais as universidades das escolas.
Segundo a diretora, estas adequações nos projetos pedagógicos de todas as graduações dos Cursos de Licenciaturas têm que ser implantadas até 2018. Segundo ela, durante todo este ano professores e estudantes serão convidados a discutirem estas mudanças, visando a sua implementação dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Educação. "Queremos promover uma formação continuada para debater estes novos conteúdos", finalizou a diretora.
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