![]() |
Aula aberta sobre aprendizagem do sistema Braille abriu a Semana da Pessoa com Deficiência |
Agência UEL - 23/09/2015
Teve início na manhã desta quarta-feira (23) a Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UEL. Com cursos, palestras e discussão sobre o direito à acessibilidade, o objetivo da semana é mobilizar a comunidade universitária para o debate sobre a inclusão das pessoas com deficiência. A primeira atividade foi realizada no calçadão, em frente à Biblioteca Central, com a aula aberta "Aprendizagem do Sistema Braille".
Participaram professores da rede estadual e municipal, estudantes, docentes e servidores da UEL, que além da teoria sobre orientação e mobilidade apresentada pela professora Ana Irina, do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), fizeram uma dinâmica com os olhos vendados, para utilizarem a bengala e andarem pelo calçadão.
Participante da dinâmica, a professora da rede estadual e municipal de Jacarezinho, Regina Maria de Oliveira Cruz Ferreira, relatou a experiência. "A gente não tem noção do que está fazendo. Só quem está passando por isso sabe a dificuldade, a insegurança que é. Falta acessibilidade nas ruas", afirmou.
![]() |
Dinâmica mostrou aos participantes as dificuldades das pessoas com deficiência visual |
De acordo com Ingrid Ausec, coordenadora do NAC, na UEL atualmente não há deficientes visuais totais, porém, nove estudantes são atendidos pelo Núcleo devido à baixa visão. "O Núcleo busca a capacitação e a formação mesmo que não tenha aluno com deficiência visual. Um estudante com deficiência desencadeia uma rede de apoio em toda a instituição, por isso estamos constantemente em formação", afirma.
A Semana da Pessoa com Deficiência é realizada em parceria com o CAP, um programa do Ministério da Educação (MEC) realizado em todo o país e mantido pela Secretaria de Estado da Educação. Moacir Luciano, coordenador do CAP em Londrina, explica que o Centro de Apoio é baseado na capacitação de profissionais que trabalham na formação de alunos especiais. Devido a isso, diversas atividades entre o NAC e o CAP são realizadas em conjunto. "Sempre que precisa há a troca de serviços. A proximidade entre os órgãos, por serem públicos, facilita a parceria e os dois lados se beneficiam", explica Moacir Luciano.
A programação da semana prossegue no período da tarde com Exposição LIBRAS, no mesmo local, o calçadão do Campus, em frente à Biblioteca Central. Docentes da disciplina de Libras dos cursos da UEL farão exposição de banners e de trabalhos relacionados à Língua Brasileira de Sinais. Nesta quinta-feira (24) está programado o curso "Acessibilidade e Assertividade", com capacitação dos agentes de segurança da UEL para o adequado atendimento de pessoas com deficiência.
Já na sexta-feira (25), será realizada a "Blitz Acessibilidade", com uma caminhada pelo Campus buscando identificar locais que precisam melhorar a acessibilidade e principalmente identificar e orientar o uso das vagas reservadas para pessoas com deficiência. A equipe do NAC sairá da Prograd às 9 horas.
Veja também:
Núcleo de Acessibilidade da UEL
(www.uel.br/prograd/nac)
(www.uel.br/prograd/nac)
Nenhum comentário:
Postar um comentário