quarta-feira, 26 de junho de 2019

Feira das Profissões 2019 atrai 15 mil alunos de 67 cidades

CCE: Alunos observam experimentos da área de Física

Agência UEL - 25/06/2019

Mais 15 mil estudantes participam nesta terça-feira (25) da 8ª Feira das Profissões: Conhecendo a UEL, no Campus Universitário. As atividades estão previstas até as 21 horas, em oito Centros de Estudos - CCA, CCB, CCH, CECA, CEFE, CEE, CESA e CTU, além do Laboratório Escola de Pós-graduação (LABESC), localizado ao lado das agências bancárias, que recebe os cursos do CCS. O objetivo é divulgar os 53 cursos de graduação da UEL junto aos jovens do Ensino Médio, todos prestes a escolher a profissão.

Além dos cursos, também são divulgadas as principais formas de acesso à Universidade - Vestibular 2020, SISU e Sistemas de Cotas. Pelo formato descentralizado, os 15.184 estudantes do Ensino Médio, de 250 escolas públicas e privadas, podem transitar pelo Campus Universitário, formando uma multidão pelo Calçadão. Os alunos são provenientes de 67 cidades, sendo 51 do Paraná e outras 16 cidades do estado de São Paulo. O número supera em mais de 2.500 o total de participantes da edição anterior, que recebeu 12.607 mil alunos do Ensino Médio, de 193 escolas, de 58 cidades do Paraná e de São Paulo.

Para o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, é um momento importante para que os alunos conheçam a UEL, como universidade pública, gratuita, e de relevância para o país e também para a América Latina, sendo a 39ª colocada no ranking internacional THE, divulgado recentemente. Ele ainda destaca a contribuição para orientar os alunos a escolher a profissão que vão exercer futuramente. "Eles entram muito novos e precisamos que eles façam a melhor escolha", afirma.
 
Monitores posicionados ao longo do Campus e Centros de Estudos orientam os visitantes

E para tirar dúvidas sobre as mais variadas opções de profissão, os alunos da Escola Estadual Dr. Clybas Pinto Ferraz, da cidade de Assis (SP), optaram por visitar a edição 2019 da Feira das Profissões. Um exemplo é o aluno do 3º ano do Ensino Médio, Gabriel Matheus Oliveira, que gosta da área de tecnologia, mas não sabe ainda qual curso escolher. Já o amigo Pedro Hitachi Futsuki, não tem ideia do que pretende fazer, talvez até vá morar com o pai no Japão e depois volte para o Brasil fazer faculdade. Pela primeira vez na UEL, os jovens estiveram na Feira das Profissões acompanhados de mais colegas da escola, em dois ônibus.

Por outro lado, as alunas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Carolina Lupion, de Carlópolis (PR), já estão decididas. Letícia Ferreira vai prestar o curso de Direito e Mariana Azevedo optou pelo curso de Arquitetura e Urbanismo. Mesmo com o curso em mente, elas quiseram conhecer os demais cursos de graduação da Universidade. Junto com os colegas de escola, elas encararam quatro horas de estrada para chegar ao Campus Universitário.

No Centro de Ciências Biológicas (CCB), alunos do curso de Psicologia realizam testes de orientação vocacional com os visitantes. Pelo projeto "Orientação Profissional e Vocacional", coordenado pela professora Rosemarie Elizabeth Schimidt Almeida, do Departamento de Psicologia e Psicanálise, são aplicadas atividades para refletir sobre os sonhos e o que pensam para o futuro. A atividade é ministrada pelos alunos Lucas Gustavo Festras, Beatriz Chapiesk, Laura Duartes e Gustavo Foz.

Inclusão - A Feira das Profissões também é espaço de inclusão e acessibilidade. O Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES) trouxe alunos do 2º e 3º Ensino Médio para conhecer os cursos. Segundo a professora Maria Moreira, é um momento para eles conhecerem, ao mesmo tempo, em que passam a fazer parte da Universidade. Ela se sentiu muito bem acolhida, porque no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) os estudantes do curso de Educação Física receberam o grupo com cumprimentos em Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Aluna Ingrid Larissa Gomes, 2º ano, do Ensino Médio do ILES

A jovem Ingrid Larissa Gomes, 2º ano, do Ensino Médio do ILES, já esteve no espaço para apresentar uma dança sobre a Copa do Mundo, em 2014. Porém, esta é a primeira vez dela na Universidade, com o objetivo de conhecer em detalhes os cursos de graduação e toda infraestrutura do Campus Universitário. Sem espaço para dúvidas, ela afirma com convicção que já escolheu o curso de Administração. A conversa foi interpretada pelo professor Marcio Ferri Dutra, por meio da Libra.

No Calçadão da UEL, o Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC), do Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), também divulga as políticas para atender aos alunos portadores de necessidades especiais. Em tenda montada no espaço, as formas de ingresso e permanência na Universidade são divulgadas aos estudantes visitantes pelo Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL (PROPE), Comissão Universidade para os Índios (CUIA), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC).

No mesmo espaço, a equipe da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) também tira dúvidas sobre o Vestibular 2020, além de entregar material com as principais informações sobre o processo seletivo, que vai abrir inscrições em breve.

Visitantes conhecem cursos de graduação do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU)

O espaço abriga ainda atividades do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), Hospital Veterinário, Laboratório de Línguas, Coordenadoria de Comunicação (COM), Rádio UEL, TV UEL e outros serviços dos órgãos Suplementares e de Apoio da Instituição.

Recepção - Os visitantes também são recepcionados em um espaço de atendimento e esclarecimento de dúvidas próximo ao Restaurante Universitário (RU), no estacionamento destinado aos ônibus. Para receber essa grande quantidade de visitantes mais de duas mil pessoas estão envolvidas na organização, entre estudantes, egressos, professores e servidores da Universidade.

Pelo Campus, os alunos contam com monitores, nos respectivos Centros de Estudos. Além disso, também outros estudantes atuam como guias, espalhados ao longo do Calçadão para dar orientações. É o caso dos estudantes do 1º ano do curso de Geografia. Gabriel Mota é um deles e dá informações e orientações sobre os diversos locais da UEL. Além disso, incentiva os visitantes a conhecer o curso que faz e reconhece que também já passou pela dificuldade em escolher a profissão que iria seguir.
 
Mais de 15 mil estudantes de 250 escolas foram recebidos no Campus Universitário

Organização - A Feira das Profissões é organizada pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX), Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC), Prefeitura do Campus Universitário (PCU), Coordenadoria de Comunicação (COM), Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI), Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL (PROPE), Centros de Estudos e Colegiados de graduação.

O evento conta ainda com o apoio do Projeto de Formação Complementar "Evento como estratégia de fortalecimento do Curso e da profissão de Relações Públicas". A coordenadora é a professora Zilda Aparecida Freitas de Andrade, diretora de Eventos, Cultura e Relações com a sociedade, da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).

Confira fotos da 8ª edição da Feira das Profissões:
https://drive.google.com/drive/folders/1RVlz7Ad5YQFRxO89eGAiMsfQZfWVTxBI?usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário