terça-feira, 23 de abril de 2019

ARI e PROGRAD DIVULGAM: UNIVERSIDADES ESTRANGEIRAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MOBILIDADE - SELEÇÃO EXTRAORDINÁRIA

UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLOMBIA (Colômbia);
UNIVERSITAT AUTÓNOMA DE BARCELONA (Espanha);
UNIVERSITÉ DE MONCTON (CANADÁ);
UNIVERSIDAD PERUANA CAYETANO DE HEREDIA (Peru);
UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR (Portugal);
UNIVERSIDADE DE ÉVORA (Portugal).

Seis universidades estrangeiras estão com prazo aberto para recepção de candidaturas de estudantes de graduação interessados em participar de mobilidade acadêmica no próximo semestre (de setembro a dezembro de 2019).

Não haverá edital para esta seleção, diante do curto prazo para envio da documentação.

Os interessados, que atendam ao perfil solicitado pelas instituições, poderão se candidatar a uma vaga mediante protocolo de formulário de candidatura e documentação listada abaixo. Para seleção, serão aplicadas as normas contidas na Resolução CEPE nº 47/2017 e análise do histórico escolar. As vagas serão destinadas aos candidatos com maior média aritmética acumulada e, havendo empate, será pontuado o currículo lattes conforme critérios já utilizados em editais de mobilidade Prograd/ARI.

O protocolo do formulário de candidatura e demais documentos deverá ser realizado até às 17h59 de quinta-feira dia 25/04/2019 na SAUEL (Protocolo Geral da Uel), pois a UEL deverá enviar a nomeação dos candidatos até 30 de abril.

Universidades e requisitos:

A UNIVERSITÉ DE MONCTON (Canadá) ofertará 03 vagas de isenção de taxas acadêmicas, possui restrição para estudantes do último ano letivo e/ou que tenham retenção em série e requer apresentação de Certificado de Proficiência nível B1 em Língua Francesa na candidatura.

A UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLOMBIA (Colômbia) ofertará 04 vagas de isenção de taxas acadêmicas, possui restrição para estudantes do último ano letivo e requer apresentação de Certificado de Proficiência em Língua Espanhola na candidatura.

A UNIVERSITAT AUTÓNOMA DE BARCELONA (Espanha) ofertará 01 vaga de isenção de taxas acadêmicas e aceitará, conforme acordo bilateral com a UEL, apenas estudantes do curso de CIÊNCIAS SOCIAIS. Requer apresentação de Certificado de Proficiência nível B2 nos idiomas inglês, espanhol ou catalão (dependerá das disciplinas solicitadas no contrato de estudos) na candidatura.

A UNIVERSIDAD PERUANA CAYETANO DE HEREDIA (Peru) ofertará 02 vagas de isenção de taxas acadêmicas, possui restrição para estudantes do último ano, requer cópia de passaporte válido e Certificado de Proficiência nível B1 em Língua Espanhola na candidatura.

A UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR (Portugal) ofertará 03 vagas de isenção de taxas acadêmicas e possui restrição para estudantes do último ano letivo.

A UNIVERSIDADE DE ÉVORA (Portugal) ofertará 03 vagas de isenção de taxas acadêmicas e possui restrição para estudantes do último ano letivo.

Os custos com viagem, moradia, alimentação, seguro, visto e taxa de matrícula e demais gastos para a realização do programa serão de responsabilidade dos estudantes. Não haverá concessão de bolsas.

Para concorrer à isenção de taxas acadêmicas (mensalidades) em uma das instituições listadas acima, o candidato deverá estar regularmente matriculado a partir da 2ª série, atender aos critérios das instituições e protocolar na SAUEL (Protocolo Geral da UEL, localizado ao lado da Reitoria) até às 17h59 dia 25 de abril de 2019 a seguinte documentação:

- Formulário de Candidatura - Estudante da UEL (disponível em www.uel.br/prograd/mobilidade) – Instruções de preenchimento: preencher os dados pessoais, dados da instituição de destino (buscar no site da instituição ou Google); inserir no contrato de estudos as disciplinas que desejará cursar (buscar disciplinas nos sites das instituições, observando que em muitas instituições o período de setembro de 2019 será o início do 1º semestre letivo); pode ser preenchido digitado ou a mão; não é necessário colher assinatura do colegiado e preencher o campo de equivalências;

- Histórico escolar (disponível no Portal do Estudante);

- Carta de apresentação pessoal (carta de próprio punho, indicando os motivos para a realização do intercâmbio);

- Programa das disciplinas informadas no contrato de estudos e sistema de avaliação utilizado na instituição (buscar no site da instituição);

- Certificado de Proficiência (nos níveis exigidos pelas instituições: não são aceitas declarações de professores/escolas).

O resultado dos inscritos e selecionados conforme Resolução CEPE 47/2017 será divulgado no site da ARI (www.uel.br/ari) e da Mobilidade da Prograd (www.uel.br/prograd/mobilidade) no dia 26/04/2019.

Informações sobre as universidades deverão ser consultadas nos respectivos sites, disponíveis em www.uel.br/ari -> Acordos -> Acordos Vigentes.

Mais informações poderão ser obtidas escrevendo e-mail para mobilidade@uel.br ou uelari@uel.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário