quinta-feira, 8 de junho de 2017

QS posiciona UEL como a 4ª melhor estadual do país


Agência UEL - 08/06/2017


A UEL se manteve como a melhor universidade estadual do Paraná e a 4º melhor estadual do país, pelo ranking The Top Universities In the World 2017/2018, do Quacquarelli Symonds, divulgado nesta quinta-feira (8). Juntamente com outras nove instituições, a UEL ocupa a 13ª colocação entre as brasileiras. Na mesma posição está a Universidade Federal do Paraná (UFPR), sendo que apenas as duas universidades do Paraná foram classificadas neste ranking.

Entre as 26 mil universidades do mundo, o QS considerou mais de 4 mil, sendo classificadas 980 delas. No Brasil, 22 universidades foram classificadas e todas estão colocadas entre as mil melhores do mundo. Para Sandra Regina de Oliveira Garcia, diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), este ranking é uma avaliação externa da UEL. "Ele permite que a universidade possa se ver no cenário mundial, nacional e estadual. E nossa referência deve ser as universidades estaduais brasileiras", aponta a diretora.

A diretora destaca também que o QS mostra o espaço que a Universidade conquistou com a internacionalização. "É importante para a instituição ser reconhecida e também para os alunos que vão complementar os estudos no exterior", explica.

Avaliação - Para avaliar as Instituições, o ranking QS considerou itens como reputação acadêmica, citações de pesquisas realizadas, aptidão acadêmica, avaliação entre empregadores e o processo de internacionalização. O ranking geral da edição deste ano está disponível no endereço www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2018.

Ranking - A Universidade brasileira melhor rankeada é a USP (121º lugar), seguida pela Unicamp (182ª) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (311ª). Na classificação geral, as três melhores universidades são americanas, sendo elas: Massachusetts Institute of Technology (MIT), Stanford University e Harvard University.

Nenhum comentário:

Postar um comentário