segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Prograd organiza Semana Pedagógica da UEL

Agência UEL - 13/01/2014

Com o objetivo de marcar o início do ano letivo de 2014, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) planeja uma série de ações e atividades pedagógicas. É o caso da 1ª Semana Pedagógica que vai ocorrer com apoio do Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE) e do Pró-Saúde III da UEL.

O objetivo da Semana Pedagógica é promover a interação entre os professores, incentivar a discussão das diretrizes curriculares e dos projetos pedagógicos dos cursos, e também avaliar o perfil dos alunos egressos e ingressantes. Cada Colegiado será responsável pela programação das atividades da semana de seu curso.

De acordo com a pró-reitora de Graduação em exercício, Maria Helena Dantas de Menezes Guariente, o foco da Semana Pedagógica reside na avaliação das ações curriculares junto aos Colegiados de cursos, com a participação dos departamentos e a direção de Centro. Ela informa que a 1ª Semana Pedagógica da UEL está prevista no calendário das atividades acadêmicas para o período de 3 a 7 de fevereiro, conforme resolução do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE).

Maria Helena cita que o Colegiado de Matemática por exemplo vai promover, para os professores, palestra com Américo Grisotto, professor do Departamento de Filosofia, com o tema "Ética e docência", além de oficinas sobre o Projeto Pedagógico do curso. Já o Colegiado do curso de Biblioteconomia confirmou oficina sobre Planejamento de Ensino, com Sandra Aparecida Pires Franco, do Departamento de Educação.

“É um estímulo a mais para o professor avaliar as ações curriculares, planejar as atividades do ano e incentivar a colaboração entre os docentes”, aponta a pró-reitora de Graduação em exercício. Maria Helena informa que a partir da próxima semana toda a programação da 1ª Semana Pedagógica da UEL estará disponível no site da Prograd, no endereço www.uel.br/prograd.

A realização da Semana Pedagógica foi definida durante encontro de 15 a 19 de dezembro que reuniu coordenadores de 22 colegiados de cursos da UEL, Educação Física (Bacharelado), Psicologia, Serviço Social, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Letras, e cursos da área de Saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS) – Enfermagem, Medicina, Odontologia, Farmácia e Biomedicina. O evento também contou a presença da vice-reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão e da avaliadora do Ministério da Saúde (MS), Cássia Manoel.

Conforme explica a coordenadora do Projeto Pró-Saúde III, Evelin Massae Ogatta Muraguchi, o evento serviu para estimular a integração entre os cursos da área de saúde e os outros cursos da Universidade. Ela também destaca que o grupo debateu a gestão dos cursos da UEL com foco na promoção e consolidação de mudanças curriculares e avaliou as ações realizadas durante o ano de 2013.

“Foi um espaço importante de discussão e planejamento das futuras ações pedagógicas”, diz a coordenadora do Pró-Saúde III, projeto que envolve 11 cursos da área da saúde da UEL, secretarias dos municípios de Cambé, Ibiporã e Londrina e a 17ª Regional de Saúde, com o objetivo de ampliar a qualidade da formação profissional e da atenção á saúde nas três cidades.

O projeto ainda atua em parceria com o GEPE/Prograd, inclusive na organização da Jornada de Formação Docente em Gestão Curricular que foi realizada durante o ano de 2013, com assessoria da professora Lea Anastasiou. 

Veja também:

Gepe - Grupo de Estudos de Práticas em Ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário