terça-feira, 30 de abril de 2013

Capacitação aborda reconhecimento de cursos


Agência UEL - 30/04/2013


Coordenadores de Colegiados de Cursos e servidores que atuam na Comissão Permanente de Avaliação (CPA), na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e na Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) participam nesta terça-feira (30) de uma capacitação sobre conhecimento e reconhecimento de cursos de graduação, considerando as deliberações do Conselho Estadual de Educação. A partir de maio deste ano, começam a vigorar em caráter experimental, as novas exigências. Em 2014 praticamente todos os cursos da UEL deverão passar por reconhecimento.

A diretora de Apoio à Ação Pedagógica da Prograd, Maria Helena Guariente, define as averiguações do Conselho Estadual como o olhar externo sobre a qualidade da atividade acadêmica. Pela nova metodologia, dois avaliadores, sendo um paranaense e outro de fora, serão enviados às Universidades a cada cinco anos para fazer um levantamento completo sobre as condições de ensino. Estes avaliadores deverão avaliar itens como infraestrutura, corpo docente, currículo e outros. Caberá a eles fazer um relatório, que será posteriormente analisado pelo Conselho.

A representante da UEL na Comissão Estadual de Avaliação, Rosângela Ramsdorf Zanetti, explicou que os servidores foram chamados para se inteirar das novas exigências antes de serem efetivadas. Durante o treinamento, ela detalhou os passos da nova sistemática, que, segundo classificou, passa a ter critérios mais objetivos buscando fazer uma avaliação fiel de cada graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário