Integrantes do PROGRADES junto com o superintendente da SETI, Aldo Bona |
Agência UEL - 17/05/2019
Pró-reitores de graduação e ensino das sete Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES), integrantes PROGRADES, foram recebidos no último dia 14 pelo superintendente da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Bona, em Curitiba. O objetivo foi discutir ações colegiadas para análise de dados sobre evasão nas Universidades, e também foi entregue carta conjunta, solicitando apoio à oferta da Língua Espanhola, bem como a inserção do idioma na educação básica.
A UEL foi representada pela pró-reitora de graduação, Marta Favaro, pela diretora de Apoio e Ação Pedagógica, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, e pela coordenadora do Grupo de Estudos e Práticas de Ensino (GEPE), Juliana Bayeux Dascal, professora do Departamento de Educação Física, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE).
Segundo Marta Favaro, a reunião com o superintendente teve como objetivo aproximar a demanda do Ensino Superior com o Ensino Básico. Ela explica a relação entre as duas pontas, uma formadora dos professores de Espanhol e outra educadora de crianças. O mesmo documento entregue ao superintendente da SETI também foi encaminhado à Secretaria de Estado da Educação (SEED).
Neste sentido, na manhã do dia 15, pró-reitores e professores membros do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Paraná se reuniram com o secretário da SEED, Renato Feder. Em abril, o PROGRADES se reuniu na UEL para discutir demandas relacionadas ao ensino e as atividades de graduação do sistema público estadual. Foi nesta reunião que os pró-reitores de graduação e ensino das IEES definiram a elaboração da carta para apoio à política de valorização da língua estrangeira moderna.
O Fórum é uma organização de todas as instituições que trabalham com a formação inicial e continuada de professores do ensino público e privado.
Lei Federal - De acordo com Jacicarla Souza da Silva, professora de Língua Espanhola, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), a proposta da reforma do Ensino Médio retirou a oferta obrigatória da Língua Espanhola do Ensino Básico, sendo que somente a obrigatoriedade do ensino de Língua Inglesa foi mantida.
Para a professora, a ação feita pelo PROGRADES e pelas IEES é uma forma de pedir apoio ao governo estadual, para que possa suprir a lacuna de oferta da língua no estado. "O Paraná sempre foi pioneiro no ensino das línguas estrangeiras. E neste momento queremos consolidar essa política linguística no estado", afirma Jacicarla.
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