terça-feira, 13 de novembro de 2018

Governo assina decreto que cria curso de graduação em Nutrição da UEL

Solenidade reuniu reitores e autoridades no Palácio Iguaçu em Curitiba (FOTO: Jonas Oliveira/AEN)

Agência UEL - 12/11/2018


A Governadora Cida Borghetti assinou nesta segunda-feira (12) o Decreto que autoriza oficialmente o curso de Nutrição da UEL, que passa a contar a partir de agora com 51 graduações presenciais e uma pelo sistema EAD. O novo curso será oferecido a partir do próximo Vestibular, com início das aulas no primeiro semestre de 2020, carga horária de 3.495 horas, em período integral e duração de quatro anos. A nova graduação atenderá 40 alunos em sua primeira turma e deverá suprir a necessidade da região, que não contava com um curso de Nutrição oferecido pelo sistema público. Desde 2001 a UEL não abria uma nova graduação.

O profissional de Nutrição tem atuação relacionada a área de saúde, indústria, prestação de serviços, agricultura e pesquisa. Segundo o reitor da UEL, professor Sérgio Carvalho, a nova graduação causará baixo impacto financeiro, uma vez que será possível utilizar parte da infraestrutura que a Universidade já dispõe.

Em sua fala o reitor descreveu o processo de criação e autorização do novo curso. Segundo ele, o grupo proponente, junto com as Pró-reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Planejamento (PROPLAN) atualizaram o projeto do curso, enviando-o a Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), responsável pelas adequações para tramitação junto as demais secretarias.

Com parecer positivo da SETI, a UEL procurou os atores sociais e políticos para dar sustentação a proposta. Primeiramente foram demonstradas as vantagens produtivas e sociais, angariando apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sociedade Rural do Paraná (SRP), outros participantes do Ecossistema de Inovação de Londrina.

A partir daí o convencimento foi junto a representação política de Londrina. Quem liderou o esforço político foi o Deputado Federal Alex Canziani. Atuaram ainda o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o Deputado Estadual, Tiago Amaral. Na reunião realizada entre a UEL e agentes políticos, com o governo estadual, no final do mês passado, estava presente ainda a Deputada Federal Eleita, Luisa Canziani, que defendeu a autorização do novo curso. Demais lideranças políticas, sociais e empresariais da região também apoiaram a demanda da Universidade.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Décio Sperandio, salientou que o governo demonstrou ter estratégia para alavancar o desenvolvimento do interior do estado, por meio da oferta de vagas em Universidades Públicas e gratuitas. "Um novo curso sempre contribui para a sustentação acadêmica, social e econômica", destacou o secretário.

Secretário da SETI, Décio Sperandio, e reitor da UEL, Sérgio de Carvalho

Já a governadora afirmou que o curso foi autorizado porque tanto a UEL como as demais instâncias envolvidas no processo demonstraram determinação e o comprometimento com a possibilidade de melhoria da qualidade de vida na região. "Temos de pensar as políticas públicas como uma missão de cuidar das pessoas", considerou Cida Borghetti.

Além do curso de Nutrição da UEL, a governadora também assinou na mesma cerimônia o decreto que autoriza o curso de Medicina na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que também será oferecido a partir de 2020.

Governadora Cida Borghetti assina decreto que autoriza a graduação a partir de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário