quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Estudo avalia sistema compartilhado de bicicletas no Campus

Estudante Vitor Hugo Gomes, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, responsável pela pesquisa

Agência UEL - 24/10/2017

Estudantes da UEL podem participar de uma pesquisa sobre o uso de bicicletas compartilhadas (bike sharing) nos deslocamentos internos do Campus Universitário. O levantamento tem o objetivo de avaliar a opinião da comunidade sobre a proposta. O questionário está disponível no Portal do Estudante (www.uel.br/portaldoestudante), e faz parte da dissertação de mestrado do estudante Vitor Hugo Gomes, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, orientada pelo professor Carlos Prado, do Departamento de Construção Civil, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU).

O questionário é composto por 25 questões que abordam a viabilidade do sistema, além das prioridades para os alunos, entre elas saber se transporte alternativo facilitaria a vida de quem freqüenta o Campus Universitário diariamente. A pesquisa poderá ser respondida até 22 de dezembro.

O estudo faz parte de um planejamento de transporte que aposta na implementação de um sistema de compartilhamento, como ocorre em Londrina, em que a iniciativa privada implantou o bike sharing para os funcionários. Outro exemplo vem da cidade do Rio de Janeiro, onde a iniciativa foi adotada em 2011, com mais de 2.600 bicicletas, em 254 estações de aluguel espalhadas em mais de 10 bairros. A UFRJ também adotou sistema semelhante.

Segundo Vitor, o projeto prevê a instalação de 16 estações de compartilhamento de bicicletas em todo o Campus. Ao todo seriam 335 bicicletas disponíveis, e 405 locais para armazenagem. A proposta é atender aos cerca de 13 mil estudantes de graduação. O custo estimado é de R$ 1,3 milhão, com a operação (manutenção) calculada em R$ 150 mil por mês. A proposta do estudante é que o sistema seja oferecido por meio de Parceria Público Privada. A sugestão é de que o acadêmico teria o transporte gratuito na primeira meia hora. Após isto a utilização seria cobrada.

"Estamos propondo um sistema de transporte sustentável", defende Vitor. Ele afirma que a comunidade interna ganharia com qualidade de vida, com a possibilidade do deslocamento rápido de um lugar para o outro, além do ganho em saúde. "Tudo com zero de poluição", completa ele. O estudo deve ser concluído até o início do próximo ano, quando está prevista a defesa da dissertação do mestrando.

O estudo ganhou apoio da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) e da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), que divulgou o questionário no meio oficial, o Portal do Estudante. Ao final a proposta será apresentada na íntegra à Proplan, que poderá aproveitar as sugestões para melhorar o deslocamento da comunidade nas vias internas do Campus Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário