quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Estudantes estrangeiros são recepcionados na UEL

Reunião na Prograd para integrar estudantes estrangeiros

Agência UEL - 04/02/2014


Onze estudantes de países da África, América do Sul e da Europa, integrantes do Programa Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G), foram recebidos nesta terça-feira (4) pela administração da UEL. A reunião foi realizada na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e serviu para integrar os universitários que estão iniciando os estudos com os que já estão com a graduação em curso. Atualmente 22 estudantes de outros oito países frequentam as aulas na UEL, beneficiados pelo PEC-G, uma iniciativa Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e das Relações Exteriores.


O Programa existe na UEL desde 1995 e tem o objetivo de abrir a Instituição para jovens entre 18 e 25 anos de continentes como a África, América Latina, Caribe e Ásia. Além do PEC-G, este ano a Universidade também está recebendo duas estudantes francesas, por meio do programa Brasil França Agricultura (Brafragri), que prevê a internacionalização de estudos e pesquisas ligadas à agricultura, entre Brasil e França. As duas estudantes iniciaram as aulas esta semana no curso de Agronomia.

A reitora em exercício da UEL, Berenice Quinzani Jordão, afirmou que receber estudantes de fora é uma forma de disseminar as pesquisas e a cultura brasileira, fortalecendo laços. “Também aprendemos muito com este contato, essa troca de experiências e informações é que nos enriquece”, declarou a reitora, durante a recepção aos calouros estrangeiros.

A pró-reitora de Graduação em exercício, Maria Helena Guariente, informou a estrutura disponível para os estudantes de outros países. Uma equipe da Prograd ligada à Divisão Central de Estágios e Intercâmbios (DCEI) é a responsável por fornecer informações e prestar apoio aos acadêmicos, durante o período em que permanecem no país.

Este ano a UEL está recebendo universitários provenientes do Benin, Angola, Cabo Verde e Camarões; Jamaica, Peru e Equador, além da França. Os estudantes frequentam 10 cursos das áreas de Saúde, Exatas e Humanas. Depois de concluir o curso no Brasil, o diploma é enviado para o Consulado do país de origem, para validação do certificado no exterior.

Veja também:

Programa de Estudantes - Convênio-Graduação (PEC-G)
(www.uel.br/prograd/estagios/pec-g)

Nenhum comentário:

Postar um comentário