Conheça a Pesquisa do cadastro e histórico do andamento de processos do Sistema de Protocolo da UEL.
Clique aqui: http://bit.ly/pCt8ls
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Sistema de Bibliotecas da UEL implanta atendimento on-line
Agência UEL - 26/09/2011
O Sistema de Bibliotecas da UEL (SB/UEL) implantou um sistema de “atendimento on-line” por “chat”, que possibilita ao usuário remoto resolver dúvidas e fazer solicitações, em tempo real, com os atendentes. O serviço surgiu da necessidade de se ampliar um canal de comunicação interativo da Biblioteca com seus usuários.
A iniciativa faz parte de uma série de serviços WEB 2.0 que vem sendo planejados desde 2010, desenvolvidos e implantados gradativamente, como por exemplo, os já existentes Blog, Twitter e Flickr.
O chat fará com que a Divisão de Referência do SB/UEL, promova um atendimento personalizado e mais rápido, através do novo canal de comunicação, garantindo qualidade, facilidade e agilidades no atendimento, buscando novas forma de atender as expectativas informacionais dos usuários.
Além disso, o chat poderá ser também um meio de contato para receber solicitações, sugestões e reclamações.
O serviço já está disponível na página inicial do Sistema de Bibliotecas da UEL (www.uel.br/bc), e funciona das 8 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e no sábado das 8 às 16h30.
Para a implantação desse serviço, o Sistema de Biblioteca teve ajuda da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), na escolha do software e na implantação do sistema. O sistema escolhido foi o LiveZilla (2010), um software gratuito com interface de atendimento web.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Divulgação: Oportunidade de trabalho para estudantes
![]() |
Clique na imagem para ampliar |
Responsável pelo informe: Liliana Franco (Projeto RH)
Contato: liliana@projetorh.com.br
Autorizado pela Prograd/UEL.
Resolução CU nº 108/2011
Estabelece a reserva de vagas no Processo Seletivo Vestibular para candidatos oriundos de Instituições Públicas de Ensino e para aqueles que se autodeclararem negros.
Confira o documento, aqui.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Nove cursos da UEL recebem nota máxima no Guia do Estudante
Agência UEL - 12/09/2011
Os cursos de Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Matemática, Medicina Veterinária e Secretariado Executivo receberam cinco estrelas, conceito excelente, nota máxima atribuída pela edição 2011 do Guia do Estudante – Melhores Universidades, da Editora Abril. Os resultados são extraoficiais, pois a edição deste ano será lançada no dia 6 de outubro.
Outros 23 cursos da UEL alcançaram quatro estrelas. Portanto, eles foram classificados com conceito ‘muito bom’. E ainda quatro cursos receberam três estrelas, ou seja, conceito ‘bom’, na avaliação do Guia. Os cursos de licenciatura não são avaliados.
A avaliação dos cursos de graduação é realizada há quase 20 anos pela Editora Abril no Guia do Estudante. Segundo a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), a metodologia de avaliação consiste no envio de questionário aos coordenadores dos Colegiados de cursos. Eles respondem perguntas acerca de dados quantitativos dos cursos, como qualificação docente, projetos de ensino, pesquisa e extensão, infraestrutura dos cursos, além de trabalhos publicados em revistas e jornais especializados.
Além da avaliação de instituições de ensino superior públicas e privadas do país, o Guia do Estudante também traz dicas e informações sobre profissões.
Os resultados oficiais serão divulgados em solenidade no dia 5 de outubro, em São Paulo.
Confira a relação completa de cursos avaliados em 2011, números de estrelas e a evolução dos conceitos obtidos pelos cursos da UEL de 2005 a 2011:
5 - Ciências Contábeis
5 - Ciências Sociais
5 - Direito
5 - Enfermagem
5 - Farmácia
5 - Fisioterapia
5 - Matemática - Bach.
5 - Medicina Veterinária
5 - Secretariado Executivo
4 - Administração
4 - Agronomia
4 - Arquitetura e Urbanismo
4 - Arquivologia
4 - Biblioteconomia
4 - Biomedicina
4 - Ciência da Computação
4 - Ciências Biológicas
4 - Ciências Econômicas
4 - Com. Social - Jornalismo
4 - Com. Social - Rel. Públicas
4 - Design em Moda
4 - Educação Física
4 - Engenharia Civil
4 - Esporte
4 - Geografia
4 - Medicina
4 - Odontologia
4 - Pedagogia
4 - Psicologia
4 - Química
4 - Serviço Social
4 - Zootecnia
3 - Artes Cênicas
3 - Design Gráfico
3 - Engenharia Elétrica
3 - Física
5 - Ciências Contábeis
5 - Ciências Sociais
5 - Direito
5 - Enfermagem
5 - Farmácia
5 - Fisioterapia
5 - Matemática - Bach.
5 - Medicina Veterinária
5 - Secretariado Executivo
4 - Administração
4 - Agronomia
4 - Arquitetura e Urbanismo
4 - Arquivologia
4 - Biblioteconomia
4 - Biomedicina
4 - Ciência da Computação
4 - Ciências Biológicas
4 - Ciências Econômicas
4 - Com. Social - Jornalismo
4 - Com. Social - Rel. Públicas
4 - Design em Moda
4 - Educação Física
4 - Engenharia Civil
4 - Esporte
4 - Geografia
4 - Medicina
4 - Odontologia
4 - Pedagogia
4 - Psicologia
4 - Química
4 - Serviço Social
4 - Zootecnia
3 - Artes Cênicas
3 - Design Gráfico
3 - Engenharia Elétrica
3 - Física
Veja também:
|Guia do Estudante Abril|
|Guia do Estudante Abril|
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Prograd começa grupos de estudos
Agência UEL - 09/09/2011
Com o tema “Quais as características dos estudantes que recebemos”, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) começa na próxima quarta-feira, 14 de setembro, às 14 horas, na sala Multimeios do CCE, o Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE), direcionado aos docentes da UEL. O objetivo é institucionalizar um espaço de discussão e reflexão sobre a prática educativa, com foco na relação professor, aluno e conhecimento.
Em busca da melhoria da qualidade da formação profissional nos cursos de graduação, o foco do GEPE também é servir de fonte para a revisão da ação docente, práticas de ensino e interação pedagógica. Com isso, a institucionalização deste Grupo faz parte da atual gestão da Prograd que tem como um dos objetivos a reflexão sobre a atividade formativa nos cursos de graduação da Universidade.
Portanto, a proposta do GEPE é atuar nas seguintes questões: Quais as características dos estudantes que recebemos?; Como nossos docentes veem o ensino de graduação e como organizam sua prática?; Quais as condições de ensino em nossos cursos de graduação?; Quem participa da tarefa de ensinar?; Quais valores orientam o ensino?; e como se organiza a avaliação das ações de estudantes e professores?
Os encontros serão realizados durante todo este semestre. E no dia 3 de novembro, no Anfiteatro do CESA, o GEPE vai reunir docentes vinculados a todos os Centros de Estudos.
Veja também: |GEPE| |
CAPES - Ciência sem Fronteiras - Chamada Pública 01/2011 - Graduação Sanduíche nos EUA
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lança a primeira chamada pública no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras. Nesta primeira chamada, as bolsas serão disponibilizadas na modalidade graduação-sanduíche nos Estados Unidos da América (EUA). A ida dos estudantes terá início a partir de janeiro de 2012.
Saiba mais: http://bit.ly/nePsI6
Fonte: CAPES
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Política de Cotas da UEL
Política de Cotas - Relatórios do Total de ingressantes na UEL por meio de vestibular de 2005 a 2011/Média aritmética dos estudantes ingressantes na UEL de 2005 a 2010.
Disponíveis aqui.
Divisão de Políticas de Graduação/UEL
CA aprova três novos cursos de Engenharia
O Conselho de Administração (CA) aprovou no início da semana, na Sala dos Conselhos, a criação de três novos cursos: Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia Mecânica. Embora ainda dependa de parecer favorável do Governo do Estado, a expectativa da UEL é oferecer os cursos a partir do ano letivo de 2013.
Com 30 vagas cada curso e duração de cinco, as novas Engenharias serão ofertadas em período integral. A implantação dos cursos exige a construção de salas de aula e laboratórios, compra de equipamentos, além da contração de docentes e funcionários.
De acordo com a diretora do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), Silvia Galvão Cervantes, o investimento inicial para implantação dos cursos é de cerca de R$ 24 milhões. Só o curso de Engenharia Mecânica tem custo estimado em R$ 12 milhões. “Agora a implantação dos novos cursos depende de uma resposta do Governo Estadual”, diz.
Além da elaboração do Projeto Pedagógico, a UEL fez o estudo financeiro de implantação dos cursos. Segundo Silvia, os cursos devem suprir a demanda regional e nacional de profissionais. “Os três cursos formam o grupo das Engenharias básicas que atendem a indústria e a construção civil”, acrescenta.
Por conta da carência de profissionais na área das Engenharias, o Governo do Estado, além de várias entidades da sociedade organizada, entre elas, Acil, Adetec, Codel, FIEP, Sebrae e Sinduscon solicitaram o levantamento financeiro para implantação dos cursos.
Segundo a diretora do CTU, os Projetos Pedagógicos dos cursos foram elaborados com base nas demandas da região, que enfrenta a carência de profissionais em pequenas e médias metalúrgicas e indústrias. “A intenção é oferecer uma formação mais ampla e geral, com foco nas necessidades do mercado”, completa Silvia. Os novos cursos serão vinculados ao CTU.
A UEL ainda estuda a criação dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Controle e Automação Industrial. O CA também aprovou no ano passado a criação do curso de Nutrição, que aguarda autorização do Governo do Estado para implantação. Vinculado ao Departamento de Patologia e Análises Clínicas (PAC), o curso vai ser integral com duração de quatro anos.
Parfor recebe inscrições até dia 10
Agência UEL - 01/09/2011
A Universidade Estadual de Londrina está com inscrições abertas na Plataforma Freire, até o dia 10 de setembro, para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas, Filosofia, Física, Geografia, História, Música, Química, Sociologia, Artes Visuais, Matemática e Formação Pedagógica, através do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR).
Veja também: |PARFOR| |
Último dia de inscrições para o Prêmio Jovem Cientista
Os candidatos ao XXV Prêmio Jovem Cientista têm até o dia 5 de setembro, hoje, segunda-feira, para se inscrever pela internet ou pelos Correios – no caso de estudantes do Ensino Médio.
Site do Prêmio Jovem Cientista, clique aqui.
Fonte: Agência UEL
Assinar:
Postagens (Atom)