sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

COMUNICADO (edital de homologação - reserva de vagas para negros)

A Pró-reitora de Graduação, da Universidade Estadual de Londrina, no uso das suas atribuições, tendo em vista a greve dos servidores técnicos e dos docentes,

RESOLVE:

I - Suspender a publicação do Edital de Homologação de Matrículas dos Candidatos que optaram pela reserva de vagas para negros, no Processo Seletivo Vestibular para ingresso no ano de 2015, por PRAZO INDETERMINADO.

II - Publicar o referido edital, assim que retornarem as atividades acadêmicas dos Cursos de Graduação, cabendo aos interessados acompanharem as publicações, por meio do link www.uel.br/prograd

Londrina, 13 de fevereiro de 2015

Profa. Dra. Angela Maria de Sousa Lima
Pró-reitora de Graduação

Arquivo:
documento original:

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

COMUNICADO (confirmação de matrículas de ingressantes)

CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULAS DE INGRESSANTES

COMUNICADO

SUSPENSÃO DO PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULAS PARA INGRESSANTES DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2015

A Pró-reitora de Graduação, da Universidade Estadual de Londrina, no uso das suas atribuições, tendo em vista a greve dos servidores técnicos e dos docentes, resolve:

I - Suspender o período de Confirmação de Matrículas para Ingressantes do Processo Seletivo Vestibular 2015, conforme Calendário das Atividades de Ensino dos Cursos de Graduação, por PRAZO INDETERMINADO.

II - Estabelecer novo período de Confirmação de Matrículas, assim que retornarem as atividades acadêmicas dos Cursos de Graduação, cabendo aos estudantes ingressantes acompanharem as publicações, por meio do link www.uel.br/prograd

Londrina, 12 de fevereiro de 2015

Profa. Dra. Angela Maria de Sousa Lima
Pró-reitora de Graduação

Arquivo:

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

COMUNICADO (suspensão de datas de editais)

A Pró-reitora de Graduação, da Universidade Estadual de Londrina, no uso das suas atribuições, tendo em vista a greve dos servidores técnicos e dos docentes,

RESOLVE:

I - Suspender as datas previstas no Edital PROGRAD/COPS nº 002/2015 e Edital PROGRAD nº 006/2015, por prazo indeterminado.

II - Publicar novas datas para os respectivos editais, assim que retornarem as atividades acadêmicas dos Cursos de Graduação, cabendo aos interessados acompanharem as publicações, por meio do link www.uel.br/prograd

Londrina, 11 de fevereiro de 2015

Profa. Dra. Angela Maria de Sousa Lima
Pró-reitora de Graduação

Arquivos:
Edital PROGRAD nº 006/2015:

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PROPE - Resultado final

Edital Prograd nº 10/2015 - Torna público o resultado final do processo seletivo aberto por meio de publicação, para seleção de Estudante Estagiário Bolsista, para atuação no Programa de Apoio ao Acesso e Permanência, para a Formação do Estudante da UEL - PROPE.

Disponível em: www.uel.br/prograd/prope

Professores iniciam Semana Pedagógica

Adriana de Jesus, da Prograd, afirma que atividade debate a formação acadêmica

Agência UEL - 06/02/2015

Começa nesta segunda-feira (9) a 2ª Semana Pedagógica de Docentes da UEL, uma iniciativa da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) em conjunto com o Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE) e os cursos de graduação. As atividades serão realizadas até o dia 13, distribuídas nos Centros de Estudos, no Campus Universitário.

Segundo a diretora acadêmica da Prograd, Adriana Regina de Jesus, o objetivo é fazer uma avaliação da graduação e da atividade pedagógica. "A semana contribui de maneira significativa para repensar a metodologia de ensino e se o currículo dos cursos contribui para a formação intelectual dos estudantes. É o momento em que os professores analisam o perfil de aluno que o curso deseja e se isso atende a demanda atual, além de parar também para discutir a formação continuada no ensino superior", afirma.

De acordo com a diretora, serão abordados temas como o ensino e a aprendizagem, política de inclusão social e a utilização de tecnologia nas atividades. Cada Colegiado será responsável pela programação das atividades da semana de seu curso. Toda a programação está disponível no site da Prograd, no endereço www.uel.br/prograd.

A 2ª Semana Pedagógica da UEL está prevista no calendário das atividades acadêmicas, conforme resolução do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE nº 93/2014).

Formatura desta quinta contemplou CCH e CECA

Formandos de 12 cursos receberam seus certificados durante cerimônia, no Moringão

Agência UEL - 06/02/2015

A segunda solenidade de colação de grau da UEL, nesta quinta-feira (5) à noite, atendeu aos formandos do Centro de Ciências Humanas (CCH) e do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). A cerimônia foi realizada no Ginásio de Esportes Moringão, com a participação de convidados, professores e membros do Conselho Universitário.

Receberam os certificados de conclusão formandos dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História, Letras (Espanhol, Francês; Inglês; Português); Arquivologia; Artes Cênicas; Artes Visuais; Biblioteconomia; Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas); Design Gráfico; Design de Moda, Música e Pedagogia.

A cerimônia contou com a participação da Orquestra Sinfônica (OSUEL), sob a regência de Vítor Gorni e da maestrina Lucy Schimiti. A professora Adriana Rosecler Alcará Engelman, do Departamento de Biblioteconomia, foi a paraninfa geral dos formandos. A oradora escolhida foi a formanda Fiama Heloisa Silva dos Santos e Eric Koch, o representante dos formandos para o juramento. 

Nesta sexta-feira (6), último dia de formaturas da UEL, colam grau mais de 600 formandos do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), Centro de Ciências Exatas (CCE) e Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). Participam da solenidade de colação os formandos dos cursos seguintes cursos: Ciências Biológicas, Psicologia, Biomedicina, Esporte, Educação Física:Licenciatura e Bacharelado, Ciência da Computação, Geografia, Física, Matemática, Química, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia.

Confira mais lances da solenidade desta quinta nas fotos de Daniel Procópio








Primeira colação reuniu cerca de 500 formandos

Juramento dos formandos é um dos momentos mais importantes da cerimônia

Agência UEL - 05/02/2015


Alegria, emoção e muita festa marcaram a primeira sessão de colação de grau da UEL, nesta quarta-feira (4) à noite, no Ginásio de Esportes Moringão. Mais de 500 formandos do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) colaram grau, em uma cerimônia que reuniu familiares, amigos e membros do Conselho Universitário (CU). As cerimônias prosseguem nesta quinta e sexta-feira, a partir das 19 horas, e devem entregar ao mercado de trabalho mais de 2 mil novos profissionais de todas as áreas.

Nesta primeira sessão solene, receberam os certificados de conclusão do curso os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Serviço Social, Secretariado Executivo, e Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) - Artes Visuais, Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática, Música, Pedagogia e Química.

Sessão, realizada no Moringão, reuniu professores, autoridades e familiares
A cerimômia, que representa uma sessão solene do CU da UEL, foi presidida pela reitora Berenice Quinzani Jordão, prestigiada por diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito de Londrina, Guto Bellusci e o presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Fábio Testa, além de Pró-reitores, diretores de Centro. A formanda Juliana Souza Coelho, do curso de Serviço Social, fez o juramento em nome de todos os formandos. Rubia Camila Scaramal, de Secretariado Executivo, foi a oradora geral. O professor Marcelo Resquetti Tarifa foi o paraninfo geral.

Vice-prefeito, Guto Bellusci, Reitora, o presidente da Câmara, Fábio Testa e o vice-diretor do CESA, Carlos José Milanez
Nesta quinta-feira (4), a partir das 19 horas, colam grau os estudantes do Centro de Ciências Humanas (CCH) e Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). Participam da colação os formandos dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História, Letras – Modalidade: Bacharelado – Habilitação: Língua e Cultura Francesas e Letras – Modalidade: Licenciatura – Habilitações: Língua Inglesa e Respectivas Literaturas e Língua Espanhola e Respectivas Literaturas, Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biblioteconomia, Comunicação Social - Habilitações: Jornalismo e Relações Públicas, Design Gráfico, Design em Moda e Música.

Veja mais detalhes da festa dos formandos nas fotos de Gilberto Abelha





quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Resultado de Estudante Especial

Edital 09/2015 - Resultado de Estudante Especial.

Recepção a ingressantes incentiva solidariedade

Em 2014 estudantes repaginaram paredes do CEI da UEL, com figuras infantis

Agência UEL - 04/02/2015

O ano letivo da UEL começa no próximo dia 19 de fevereiro com recepção aos mais de 3 mil novos alunos, que este ano seguirá a tradição de incentivar ações de solidariedade, cidadania e cultura dentro da programação da "Semana de Recepção aos Ingressantes?, uma iniciativa da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) em parceria com os Colegiados dos cursos. Além disso, professores participam da 2ª Semana Pedagógica, que será realizada de 9 a 13 deste mês, com o objetivo de promover a interação e incentivar a discussão das diretrizes curriculares e dos projetos pedagógicos dos cursos. A semana também avaliará o perfil dos alunos egressos e ingressantes.

Entre as ações programadas está a realização de um mutirão, em parceria com o Hemocentro de Londrina. Todos os cursos serão convidados a participar da realização da "Gincana Solidária de doação de Sangue", cuja proposta é formar doadores regulares de sangue. O curso que obtiver o maior número de doações vai receber o certificado de voluntariado. E para capacitar os alunos, no próximo dia 24 de fevereiro, no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), a equipe do Hemocentro realiza uma palestra com orientações e dicas para facilitar a doação.

Alunos de Medicina Veterinária estão programando um Mutirão de combate à Dengue e a arrecadação de pacotes de ração para cães e gatos, que serão doados à ONG SOS Animal. Outro atividade envolve o curso de Design de Moda, que fará oficinas de modelagem, costura e estamparia para a confecção de uniformes para as crianças da Casa de Maria.

Novo visual

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo vão fazer a pintura e decoração do setor de pediatria do Hospital Universitário (HU). Os calouros receberão tintas e demais materiais para revitalizar o local com o tema "Mundo". De acordo com a estudante Laura Gil, os novos alunos poderão usar livremente a imaginação, com gravuras de viagens, lugares, fauna e flora.

"É uma maneira de alegrar as crianças que permanecem em um ambiente nostálgico, que é o hospital", salienta Laura. O projeto terá a coordenação da professora Ana Virginia Sampaio. Em 2014 o curso promoveu uma repaginada nas paredes internas e externas do Centro de Educação Infantil (CEI) da UEL, com ilustrações infantis e lúdicas. A atividade foi considerada um sucesso pelos alunos e professores do CEI.

Outra idéia interessante foi a dos alunos de Arquivologia e Biblioteconomia que arrecadaram livros infantis, destinados à Biblioteca Infantil do Centro Cultural Lupércio Luppi. Já os alunos do curso de Engenharia Civil, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), também realizaram atividades voltadas para a comunidade. O foco foi revitalizar e colaborar com o Centro de Apoio a Recuperação Infantil (CARI) "Doutor Hugo Dehe", na Vila Industrial, Zona Oeste de Londrina. Foram adquiridos leite, material de limpeza, álcool, mamadeira, cesta básica e equipamentos de manutenção.

Solidariedade

A Pró-Reitoria de Graduação promoverá o "Prêmio Boas Práticas Solidárias na Semana do Estudante Ingressante". Os interessados podem fazer a inscrição no endereço www.uel.br/prograd, bem como conferir os projetos que já foram realizados e o acervo de fotos.

O objetivo é oferecer uma certificação para as ações de cunho solidário, também chamado de "trote solidário", promovidos em conjunto pelos colegiados, direção de Centro ou Centros Acadêmicos com a participação dos ingressantes de 2015.

Programação

A programação inicial da Semana de Recepção aos Ingressantes já está disponível no site da Prograd (www.uel.br/prograd/recepcao).

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Programa de Recepção dos Ingressante 2015


Confira a Programação de Recepção aos Estudantes Ingressantes de seu Curso, Denuncie Trotes, participe do “Prêmio Boas Práticas Solidárias na Semana do Estudante Ingressante” e outras informações.

Formaturas da UEL começam nesta quarta-feira

Agência UEL - 02/02/2015

A UEL realiza a partir desta quarta-feira (4) as sessões solenes de colação de grau, com início sempre a partir das 19 horas, no Ginásio de Esportes Moringão. A previsão é de que aproximadamente 2.250 formandos colem grau nesta quarta, quinta e sexta-feira. As solenidades representam uma sessão solene do Conselho Universitário (CU) da UEL, com a participação de diversas autoridades, amigos e familiares dos formandos. As formaturas contarão também com apresentação da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) e Coros da UEL.

Na quarta-feira colam grau os estudantes do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Serviço Social, Secretariado Executivo, e Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) - Artes Visuais, Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática, Música, Pedagogia e Química.

Já os estudantes do Centro de Ciências Humanas (CCH) e Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) terão a formatura na quinta. Participam da colação os formandos dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História, Letras-Habilitações: Português/Inglês, Português/ Literatura, Português/ Francês, Português/ Espanhol, Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biblioteconomia, Comunicação Social - Habilitações: Jornalismo e Relações Públicas, Design Gráfico, Design em Moda e Música.

Na sexta, último dia de formaturas, colam grau os formandos do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Ciências da Saúde (CCS), e Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), Centro de Ciências Exatas (CCE) e Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). Participam da solenidade de colação os formandos dos cursos seguintes cursos: Ciências Biológicas, Psicologia, Biomedicina, Esporte, Educação Física:Licenciatura e Bacharelado, Ciência da Computação, Geografia, Física, Matemática, Química, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia.

Semana Pedagógica abre atividades letivas do ano

Agência UEL - 27/01/2015

Para marcar o início do ano letivo de 2015, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) planeja uma série de ações e atividades pedagógicas para a 2ª Semana Pedagógica de Docentes da UEL, realizada em parceria com o Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE), entre os dias 9 e 13 de fevereiro.

O objetivo da Semana Pedagógica é promover a interação entre os professores, incentivar a discussão das diretrizes curriculares e dos projetos pedagógicos dos cursos, e também avaliar o perfil dos alunos egressos e ingressantes. Cada Colegiado será responsável pela programação das atividades da semana de seu curso. Toda a programação está disponível no site da Prograd, no endereço www.uel.br/prograd.

A 2ª Semana Pedagógica da UEL está prevista no calendário das atividades acadêmicas, conforme resolução do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE nº 93/2014).

Comissão debate política de permanência do estudante

Gestores consideram o programa como ferramenta para reduzir a desigualdade social

Agência UEL - 27/01/2015

Professores e agentes universitários que integram o Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante (PROPE) da UEL discutiram nesta terça-feira (27) novas estratégias para potencializar as atividades de acesso e permanência de estudantes na UEL, como forma de reduzir as desigualdades socioeducacionais. A reunião foi realizada na Pró-reitoria de Graduação (Progad), no Campus da UEL, com a proposta de diminuir a retenção e a evasão durante a graduação.

Segundo a Pró-reitora de Graduação da UEL, Angela Maria de Sousa Lima, o fortalecimento do programa significa utilizar uma ferramenta pedagógica e assistencial visando a permanência do estudante no ensino superior.

O PROPE tem como objetivo aprimorar o processo de ingresso na instituição, apresentando condições de permanência. Entre os benefícios estão a oferta de condições materiais (bolsas de estudos e de acesso à moradia estudantil) e de apoio pedagógico, visando aprimorar o processo de aprendizagem. Outra medida importante implica levar informações atualizadas aos estudantes ainda no Ensino Médio para auxiliar a escolha da profissão.

Participaram da reunião representantes do Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC) da UEL, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Colegiado de Pedagogia, além de agentes universitários e diretores da Prograd. 

Veja também:

Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL (PROPE)
(www.uel.br/prograd/prope)

Estudantes recebem certificados de conclusão de curso

Cerimônia reuniu professores, amigos e familiares, na Sala dos Conselhos

Agência UEL - 22/01/2015

Dezesseis estudantes de nove cursos de graduação receberam os certificados de conclusão, durante solenidade de formatura especial realizada na Sala dos Conselhos, nesta quinta-feira (22) à tarde. A cerimônia foi presidida pelo reitor em exercício, Ronaldo Baltar, com a participação da Pró-reitora de Graduação, Angela Maria de Souza Lima, demais membros do Conselho Universitário (CU), familiares e amigos.

Os formandos eram provenientes dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Direito, História, Letras, Medicina e Pedagogia. A UEL realiza as sessões solenes de colação de grau nos dias de 4, 5 e 6 de fevereiro, a partir das 19 horas, no Ginásio de Esportes Moringão. A previsão é de que aproximadamente 2.250 formandos colem grau nos três dias consecutivos de formaturas.

Guia Acadêmico 2015 destaca a vida universitária na UEL



Agência UEL - 16/01/2015

Está disponível para consulta o Guia Acadêmico UEL 2015, elaborado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O guia pode ser visualizado no endereço uel.br/prograd/guia_academico. O documento é elaborado com o objetivo de esclarecer dúvidas e trazer informações sobre o Campus Universitário e o cotidiano acadêmico em unidades e Centros de Estudos da Universidade, direcinado aos alunos dos cursos de graduação, e em especial os alunos ingressantes.

A edição deste ano do Guia Acadêmico contém 42 páginas, que reúnem informações sobre o espaço físico da Instituição, de órgãos localizados fora do Campus Universitário, dados acerca dos recursos acadêmicos à disposição do aluno, serviços de apoio, representação estudantil, projetos pedagógicos dos cursos de graduação, além das diversas atividades acadêmicas complementares, oferta de atendimento especial, e calendário das atividades de ensino dos cursos de graduação.

A Prograd disponibiliza o Guia Acadêmico na versão digital desde 2008. As versões anteriores podem ser acessadas no site uel.br/prograd.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015