segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Programa Ciência sem Fronteiras - Informação Importante aos Candidatos: Histórico Escolar


Prezados Estudantes

Para atender ao item 4.1.4 letra a, dos Editais das Chamadas do Programa:

4.1 4 PROCESSO DE INSCRIÇÃO
a) Histórico Escolar de Graduação, incluindo o semestre em curso no momento da inscrição;

Solicitamos aos estudantes que acrescentem ao “Histórico Escolar” o documento “Comprovante de Registro de Matrícula” do semestre atual, pois neste estão discriminadas as disciplinas em curso, como o solicitado nas Chamadas.

Os documentos deverão ser digitalizados em um único arquivo, pois não é possível a inserção de dois arquivos referentes ao item “Histórico Escolar de Graduação”.

Isso se deve ao fato de nosso sistema acadêmico não contemplar o semestre em curso no próprio “Histórico Escolar”, mas sim no “Registro de Matrícula”, gerado separadamente pelo sistema informatizado da UEL.

ATENÇÃO: candidatos que já realizaram a inscrição ou protocolaram Processo na SAUEL:

Solicitamos que providenciem a substituição do arquivo no sistema pelo documento “Histórico Escolar digitalizado com Comprovante de Registro de Matrícula”, sem alterar a Chamada e País de escolha. O novo comprovante de inscrição no Programa Ciência sem Fronteiras que será gerado, deverá ser enviado para o email estagios@uel.br com a identificação do candidato e será anexado ao processo.

Divisão Central de Estágios e Intercâmbios
Diretoria de Apoio à Ação Pedagógica
Pró-Reitoria de Graduação

Últimos dias para inscrições no Programa Ciência sem Fronteiras


O Programa Ciência sem Fronteiras anunciou novas chamadas para Graduação Sanduíche em 21 países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

Inscrições até 29/09 ou 30/09/2014, conforme chamada (site CsF)

Protocolo do "Formulário de Candidatura" e documentos até 01/10/2014 (SAUEL - 18h)

PROPE - Resultado final

Edital 100/2014 - Torna público o resultado final do processo seletivo aberto por meio do Edital PROGRAD nº 96/2014, para seleção de bolsista recém-graduado, para atuação no Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL (PROPE).

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

PIBID - Último dia de inscrição para bolsistas e supervisores (vagas remanescentes)


Edital 98/2014 - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, torna público a abertura de inscrição para o processo de seleção de vagas remanescentes para atuar como bolsista de iniciação à docência e supervisor em área específica e para regime de dedicação.

(Artes Visuais, Ciências Sociais, Filosofia, Letras - Inglês, Música, Pedagogia, Química e magistério da Educação Básica: Colégio Tsuru Oguido, Colégio Professor José Aloísio Aragão - Colégio de Aplicação e Centro de Educação Infantil (Campus e/ou HU)).

Até 26 de setembro de 2014. 


Maiores informações: www.uel.br/prograd/pibid

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PROPE - Resultado da prova escrita

Edital 99/2014 - Torna público o resultado da prova escrita, referente ao processo seletivo aberto por meio do Edital PROGRAD nº 96/2014, para seleção de bolsista recém-graduado, para atuação no Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL (PROPE).

Solicitação via Web de Programa de Disciplinas Cursadas

A partir de agora, o estudante ou egresso de graduação que necessita solicitar Programa de Disciplinas Cursadas, pode fazê-lo pela Web, ao preencher formulário eletrônico disponível no site da Prograd. Antes porém, ele deve estar munido de seu histórico escolar, pois é preciso indicar o código e nome da disciplina obrigatoriamente.

Ao informar os seus dados e das disciplinas requeridas, o solicitante define o valor da taxa a recolher, que varia conforme o prazo para a emissão do documento e escolhe se deseja recebê-lo em seu endereço ou retirar no atendimento da Prograd. 

Após o envio do formulário, o solicitante recebe um e-mail de confirmação automático com orientações, entre as quais que a emissão do documento fica condicionado ao recolhimento do preço público por meio de boleto bancário que é enviado pela Prograd para o endereço eletrônico informado. 


Opção: “Solicitação de Programa de Disciplinas Cursadas”. 

ATT. 
PROGRAD 
INFORMÁTICA/WEB 
DCCC/DAA

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

UEL forma cinco profissionais em colação de grau especial

Colação de grau especial: novos profissionais
Agência UEL - 23/09/2014

Cinco alunos dos cursos de Agronomia, do CCA, Biblioteconomia, do CECA, Filosofia, do CCH, e Psicologia, do CCB, coloram grau nesta terça-feira (23), na Sala Ana Ito, da Pró-reitoria de Graduação. A solenidade de colação de grau especial foi presidida pelo reitor em exercício da UEL, Ludoviko Carnasciali dos Santos. 

UEL reforça parceria com Universidade Nacional de Córdoba

Professores da UNC foram recebidos na PROGRAD

Agência UEL - 23/09/2014


Professores da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), da Argentina, estiveram na manhã desta terça-feira (23) na Sala Ana Ito, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), com o objetivo de discutir pospostas de intercâmbio e mobilidade acadêmica entre as duas Universidades. O convênio entre a UEL e a UNC será assinado na próxima sexta-feira, dia 26, pelo vice-reitor Ludoviko Carnasciali dos Santos.

A mobilidade acadêmica visa atender os cursos de graduação em licenciatura, com ou sem estágio, das duas Universidades, além dos alunos e professores do Colégio de Aplicação, da UEL, e a Escuela Superior de Comércio Manuel Belgrano, também é conhecida como Colégio de Aplicação da UNC. Segundo a professora Ângela Maria de Souza Lima, pró- reitora de graduação, a UEL participa do convênio com quatro instâncias Laboratório de Línguas, Departamento de Letras Modernas e Estrangeiras, Colégio de Aplicação e Fórum Permanente dos Cursos de Licenciatura (FOPE).

Os professores da UNC também estão na UEL para participar da 1ª Jornada de Intercâmbio Brasil-Argentina, intitulada “Formación de profesores de Portugués y Español en el contexto Actual”, que começa nesta quarta-feira (24), e prossegue até quinta-feira, dia 25, na Sala de Eventos, do Centro de Ciências Humanas (CCH).

Participaram da reunião professora Valdirene Zorzo, diretora do Laboratório de Línguas da UEL, Maria Helena Guariente, Diretora de Apoio à Ação Pedagógica, Adriana Regina de Jesus, Diretora de Assuntos Acadêmicos, além de Fernanda Torres, da Divisão de Estágio e Intercâmbio. E ainda, representando a UNC, estavam os professores Verónica Seguí, Sonia Bierbrauer, Juan José Rodríguez e Raquel Carranza.

UNC

A Universidade Nacional de Córdoba (UNC), da Argentina, é uma das mais antigas da América Latina, com 401 anos. Anualmente, 300 estudantes de outros países realizam intercâmbios para a UNC.

Prograd debate políticas públicas de ingresso na Universidade

Sisu e Enem foram temas de palestras

Agência UEL - 23/09/2014

Foi realizado na tarde desta terça-feira (23), no Anfiteatro Cyro Grossi, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), o segundo debate sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a proposta de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) como política pública de ingresso à UEL.

Foram debatidas duas temáticas. A primeira foi "O SISU na UEL: desafios e possibilidades", pela a professora Martha Santana Marcondes, responsável pela Diretoria de Avaliação e Acompanhamento Institucional, da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), da UEL, que falou sobre o Sistema e a forma como é utilizado.

O segundo tema foi abordado pelo professor Jair Ferreira de Almeida, da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), que falou sobre "Reflexões acerca do Sistema de Seleção Unificada: uma experiência na Universidade Tecnológica Federal do Paraná”, com explicações sobre a aplicação do SISU na UTFPR, que abre anualmente oito mil vagas pelo Sistema.

A realização dos debates é da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Coordenadoria de Processo Seletivo (COPS/COPESE), o Observatório da Educação OBEDUC/Ciências Sociais e a Proplan. 

Veja também:

O ENEM E A PROPOSTA DE ADESÃO AO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU)

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Últimos dias para inscrições no Programa Ciência sem Fronteiras


O Programa Ciência sem Fronteiras anunciou novas chamadas para Graduação Sanduíche em 21 países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

Inscrições até 29/09 ou 30/09/2014, conforme chamada (site CsF)

Protocolo do "Formulário de Candidatura" e documentos até 01/10/2014 (SAUEL - 18h)

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Inscrição para bolsistas e supervisores (vagas remanescentes)


Edital 98/2014 - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, torna público a abertura de inscrição para o processo de seleção de vagas remanescentes para atuar como bolsista de iniciação à docência e supervisor em área específica e para regime de dedicação.

(Artes Visuais, Ciências Sociais, Filosofia, Letras - Inglês, Música, Pedagogia, Química e magistério da Educação Básica: Colégio Tsuru Oguido, Colégio Professor José Aloísio Aragão - Colégio de Aplicação e Centro de Educação Infantil (Campus e/ou HU)).

Inscrições de 22 a 26 de setembro de 2014 

Maiores informações: www.uel.br/prograd/pibid

Horário de Atendimento

Comunicamos que por motivo de reunião interna de trabalho, não haverá atendimento ao público no dia 24/09/2014 (quarta-feira) das 15h00 às 16h00.

Em seguida, o atendimento será normal.

DEBATES ENEM/SISU (CONVITE ABERTO AO PÚBLICO)

A Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com a COPS/COPESE, com o Programa OBEDUC/Ciências Sociais e a PROPLAN, da Universidade Estadual de Londrina, promove debates para discutir o ENEM e a proposta de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Sendo assim, o segundo encontro debaterá duas temáticas: "Reflexões acerca do Sistema de Seleção Unificada: uma experiência na Universidade Tecnológica  Federal do Paraná, com o Prof. Dr. Jair Ferreira de Almeida, da Prograd - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR e "O SISU na UEL: desafios e possibilidades", com a Profa. Dra. Martha Santana Marcondes - Proplan/UEL.
O evento será realizado no dia 23 de setembro de 2014, às 14h15, no Anfiteatro Cyro Grossi - CCB/UEL, aberto ao público e com o objetivo de discutir as políticas públicas de ingresso dos estudantes na universidade.
Veja também:

O ENEM E A PROPOSTA DE ADESÃO AO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU)

Encontro entre IEES debate atendimento educacional especializado

Iniciativa da Prograd e do Núcleo de Acessibilidade (NAC) reuniu representantes das Universidades Estaduais

Agência UEL - 22/09/2014

Com o objetivo de discutir questões referentes às demandas dos serviços de atendimento educacional especializado no Ensino Superior do estado, a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) promoveu na última sexta-feira (19) um encontro com 19 representantes de cinco Instituições Estaduais de Ensino Superior. A reunião foi realizada na Sala 103 do Centro de Ciências Humanas (CCH), como parte das atividades do IV Seminário sobre Inclusão no Ensino Superior, organizado pelo Núcleo de Acessibilidade da UEL.

De acordo com a Pró-reitora de Graduação, professora Ângela Marina de Sousa Lima, foram debatidos na reunião técnica a retomada de ações acerca da contratação de intérprete de Libras para as IEES, a criação de cargos de apoio ao serviço de Educação Especial nas Universidades, além da elaboração da proposta de modelo de serviço estadual de atendimento educacional especializado comum a todas as Universidades. Também ficou estabelecido a necessidade de reivindicação de um serviço de apoio da Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) aos programas, núcleos e demais serviços ligados à Educação Especial das IEES do Paraná. 

Outro resultado da reunião entre representantes das IES reside na retomada da organização do Fórum Estadual de Educação Especial das Instituições de Ensino Superior do estado. A ideia é fortalecer as ações conjuntas das Universidades no sentido de articular melhorias para a Educação Especial. Até 2015, a direção geral e coordenação do evento é da Pró-reitora de Graduação da UEL, professora Ângela Marina de Sousa Lima, a vice-coordenadora é a professora Vera Lúcia da Silva, da Unioeste/Cascavel, e secretária a psicóloga Ingrid Ausec, coordenadora do NAC, da UEL.

Além da UEL, também participaram da reunião representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Estadual de Maringá (UEM), entre outras.

Veja também:

Núcleo de Acessibilidade da UEL

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

UEL debate políticas de ingresso na Universidade

Agência UEL - 19/09/2014

Será realizado no próximo dia 23 de setembro, às 14h15, no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), o segundo debate sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a proposta de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), como políticas públicas de ingresso à Universidade. O evento é aberto ao público.

Serão debatidas duas temáticas "Reflexões acerca do Sistema de Seleção Unificada: uma experiência na Universidade Tecnológica Federal do Paraná”, com a professora Jair Ferreira de Almeida, da Prograd, da UTFPR, além do tema "O SISU na UEL: desafios e possibilidades", com a professora Martha Santana Marcondes, da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan).

A realização é da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Coordenadoria de Processo Seletivo (COPS/COPESE), o Observatório da Educação OBEDUC/Ciências Sociais e a Proplan. 

Veja também:

O ENEM E A PROPOSTA DE ADESÃO AO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU)

Seminário de inclusão foca a educação especial

Seminário é promovido pelo Núcleo de Acessibilidade, da Prograd

Agência UEL - 18/09/2014

Começou nesta quinta-feira (18), o IV Seminário de Inclusão no Ensino Superior (SIES), com a temática educação especial. A abertura do evento foi realizada nesta quinta-feira (18), no Anfiteatro Maior do CCH. O objetivo do evento, que prossegue até esta sexta-feira (19), é discutir as ações de inclusão dos estudantes necessidades educacionais especiais nas Instituições de Ensino Superior (IES).


Realizado a cada dois anos pelo Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC), da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), a palestra de abertura da edição deste ano foi ministrada pela professora Laura Ceretta Moreira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o tema “O estudante com NEE no Ensino Superior: Caminhos para a Inclusão”. Também serão realizadas apresentações de trabalhos e cinco mini-cursos.

Segundo a coordenadora do NAC, Ingrid Asec, a UEL conta atualmente com cerca de 100 alunos especiais, que recebem acompanhamento do Núcleo. “Nós procuramos saber quais os recursos que o aluno precisa e adaptamos os atendimentos. Temos a preocupação em prover o aprendizado e capacitar os professores para melhor atenderem aos estudantes especiais”, afirma.

Participaram da abertura do evento no CCH o vice-reitor da UEL, Ludoviko Carnasciali dos Santos, a pró-reitora de Graduação, professora Ângela Maria de Souza Lima, além de professores e alunos da Universidade. 

Veja também:

Núcleo de Acessibilidade da UEL
(www.uel.br/prograd/nac)

PROPE - Resultado da análise da documentação

Edital 97/2014 - Torna público o resultado da análise da documentação no processo seletivo aberto por meio do Edital Prograd nº 096/2014, para seleção de bolsista recém-graduado, para atuação no Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL (PROPE).

Acesse: www.uel.br/prograd/prope

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Prograd debate mobilidade acadêmica e intercâmbio

Internacionalização: iniciativa reuniu professores, técnicos e coordenadores de curso

Agência UEL - 18/09/2014

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) debate a mobilidade acadêmica e o intercâmbio com os coordenadores dos cursos de graduação, com o objetivo de potencializar a política de internacionalização da Universidade. A primeira reunião ocorreu no início desta semana, na Sala de Eventos do CCH, e reuniu 37 professores e técnicos de vinte e cinco colegiados de cursos.

Conforme avaliação da professora Ângela Maria de Sousa Lima, pró-reitora de graduação, a iniciativa foi produtiva, sendo que foram discutidos os desafios e expectativas da internacionalização da UEL. Também foram abordados, segundo ela, aspectos pedagógicos e acadêmicos da participação de estudantes e professores em programas de mobilidade acadêmica e intercâmbio, como é o caso do Programa Ciência Sem Fronteiras.

Veja também:

Mobilidade Acadêmica e Intercâmbio

Ranking QS posiciona UEL entre as melhores do mundo

UEL também aparece com destaque em nível nacional

Agência UEL - 17/09/2014

Foi divulgado oficialmente ontem (16), o QS Word Univerty Ranking – 10 years – que aponta a Universidade Estadual de Londrina (UEL) entre as 700 melhores Instituições do mundo. Portanto, a UEL está entre as posições 701-800, junto com várias Universidades federais nacionalmente conhecidas. A UEL ainda aparece com destaque em nível nacional, pois ocupa a 17ª posição entre as melhores universidades do país, públicas e privadas, sendo ainda classificada como a 5ª estadual do Brasil. A conquista da Universidade inclusive é destaque da edição on-line da Revista Exame.

A UEL, única estadual do Paraná a ocupar lugar de destaque na pesquisa, também é, segundo o QS Mundial, a segunda melhor Instituição de Ensino Superior do Estado, tendo à frente apenas a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com relação ao seu posicionamento na América Latina, a Universidade Estadual de Londrina mantém a 64ª colocação.

Para destacar a UEL entre as melhores do mundo, o QS Word University Ranking 2014 avaliou instituições de todos os continentes, segundo os seguintes critérios: reputação acadêmica, citações acadêmicas, reputação do empregador e qualidade do corpo discente, além da média de estudantes por professor e a quantidade de colaboradores e parceiros internacionais.

O QS é uma organização internacional de pesquisa em educação. Neste último levantamento, em que foram avaliadas 800 instituições, o Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), localizado nos Estados Unidos, aparece na primeira posição, sendo que em segundo está a Universidade de Cambridge, da Inglaterra.

UEL: entre as 200 melhores

Na 3ª edição do ranking QS University Ranking Mundial, divulgado no primeiro semestre deste ano (maio), a UEL já se destacava entre as 200 melhores do mundo nas áreas de Agricultura e Meio-Ambiente (Life Sciense & Medicine). Na ocasião, ao todo foram avaliadas três mil universidades e instituições do mundo.

No caso da UEL, a quantidade de citações acadêmicas da área de Ciências Agrárias, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), impulsionou a avaliação da Instituição. O item Agricultura e Meio Ambiente compõe a área Vida e Medicina (Life Sciences & Medicine). 

Debates ENEM/SISU

A Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com a COPS/COPESE, com o Programa OBEDUC/Ciências Sociais e a PROPLAN, da Universidade Estadual de Londrina, promove debates para discutir o ENEM e a proposta de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Sendo assim, o segundo encontro debaterá duas temáticas: "Reflexões acerca do Sistema de Seleção Unificada: uma experiência na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com o Prof. Dr. Jair Ferreira de Almeida, da Prograd - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR e "O SISU na UEL: desafios e possibilidades", com a Profa. Dra. Martha Santana Marcondes - Proplan/UEL.

O evento será realizado no dia 23 de setembro de 2014, às 14h15, no Anfiteatro Cyro Grossi - CCB/UEL, aberto ao público e com o objetivo de discutir as políticas públicas de ingresso dos estudantes na universidade. 

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Calendário da Graduação 2015

Calendário das Atividades de Ensino dos Cursos de Graduação para o ano letivo de 2015.

Últimos dias para inscrições de bolsistas para o PROPE (PROGRAMA DE APOIO AO ACESSO E PERMANÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DA UEL)

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Londrina (PROGRAD/UEL), considerando a execução do PROGRAMA DE APOIO AO ACESSO E PERMANÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DA UEL (PROPE), conforme Resolução CEPE/CA nº 083/2013 e Resolução CA nº 090/2013, torna público a abertura de inscrição para o processo de seleção de estudante/bolsista recém-graduado para atuarem como bolsista.

Inscrições até 17/09/2014.

Maiores informações: www.uel.br/prograd/prope

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Vestibular da UEL recebe inscrições até quinta-feira, 11

Agência UEL - 09/09/2014

Últimos dias de inscrições para o Vestibular 2015 da Universidade Estadual de Londrina. Os interessados devem fazer a inscrição até a próxima quinta-feira, dia 11, às 23h59, exclusivamente pela internet no endereço www.cops.uel.br. A taxa é de R$ 118,00. A primeira fase do Vestibular será realizada dia 2 de novembro, e a segunda fase será nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro.

No Vestibular 2015 da UEL serão oferecidas 3.090 vagas, em 66 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações. A Prova de Habilidade Específica para o curso de Música será realizada antes da 1ª fase, já no próximo dia 28 de setembro. Como esta prova é eliminatória, o candidato poderá indicar, no momento da inscrição, uma segunda opção de curso, que passará a ser aquele ao qual concorrerá, caso não seja aprovado nessa etapa. O resultado desta prova será divulgado no dia 13 de outubro.

Manual do Candidato

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) já disponibilizou o Manual do Candidato ao Vestibular 2015, com todas as informações sobre o concurso. Este ano, o manual só poderá ser acessado na versão on-line, permitindo salvar arquivos em PDF. Mais uma vez a UEL investirá na interação por meio das redes sociais. Candidatos poderão ter informações atualizadas sobre o concurso no Facebook, no endereço www.facebook.com/vestibularuel.

Outra ferramenta on-line é a revista “Diálogos Pedagógicos 2014”, que traz as questões do concurso passado comentadas pelos professores que integram a equipe pedagógica da Cops. A leitura possibilita ao candidato entender a metodologia do concurso da UEL.

Cronograma

Inscrições: até quinta-feira, dia 11 de setembro, no site www.cops.uel.br

1ª Fase - 2/11 - será aplicada prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

2ª Fase (30/11 - provas de Línguas, Literatura e Redação); 1º/12 - Conhecimentos Específicos e (2/12 - Habilidades Específicas)

Resultado - 15/01/15 – 1ª chamada do vestibular (às 12 horas, no endereço www.cops.uel.br). 

Veja também:

Cursos de Graduação da UEL

UEL é destaque no Ranking Universitário Folha

Biomediciona é o melhor curso do Paraná à frente de renomadas Universidades Federais do país

Agência UEL - 09/09/2014

O curso de Biomedicina, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), está na 4ª posição entre os 10 melhores do país

A Universidade Estadual de Londrina aparece em 24º lugar no Ranking Universitário Folha, tradicional pesquisa de qualidade de instituições de ensino superior realizada anualmente pela Folha de S. Paulo, cujo resultado foi divulgado ontem, segunda-feira (8). Outro destaque é o curso de Biomedicina, do CCB, que aparece em 4º lugar entre os 10 melhores do país.

A UEL alcançou nota final de 80,90 num máximo de 100,0. A USP, primeira colocada, chegou a 97,00. A pesquisa refere-se apenas ao ensino de graduação. Entre as universidades públicas paranaenses, a UFPR ficou em 9º lugar, a UEM em 23º, a Unioeste em 50º, a UFTPR em 53º, a UEPG em 60º, a Unicentro em 92º e a UENP em 170º. Das particulares, a melhor colocação é da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 32º lugar.

Para a composição do ranking, foram levados em consideração cinco aspectos: qualidade de ensino, qualidade de pesquisa, avaliação do mercado, inovação e internacionalização. Além de indicadores objetivos, como volume de publicações científicas de cada universidade, levou-se em consideração o resultado de entrevistas com 611 professores que avaliam cursos para o Ministério da Educação e com 1.970 responsáveis por recursos humanos de empresas. Desta vez, em vez de 30, foram avaliados os cursos das 40 carreiras com maior número de ingressantes no país.

Além do curso de Biomedicina (4º lugar), nas tabelas que informam onde estão os 10 melhores cursos de cada carreira, a UEL também aparece com destaque, com cursos bem colocados em várias áreas, entre eles Design (8º lugar), Enfermagem (9º lugar), Farmácia (7º lugar), Geografia (7º lugar) e Fisioterapia (8º lugar). A UFPR está presente em 19 tabelas dos 10 melhores cursos do Brasil, a UEM em quatro e a UFTPR (Curitiba) em uma.

Biomedicina é o melhor curso da UEL, segundo o RUF

O curso de Biomedicina alcançou o melhor resultado entre os cursos da UEL que foram avaliados pelo RUF. A 4º posição entre os 10 melhores coloca o curso atrás apenas de Universidades como USP e UNESP. Hoje, o curso é considerado o melhor do Paraná, o 2º melhor da região Sul, inclusive à frente de quatro Universidades Federais – UFU, UFPE e UFMG.

A coordenadora do curso de Biomedicina, professora Cássia Thais Zaia, e o vice-coordenador Fábio Goulart de Andrade, comemoram a conquista. Na avaliação da professora, o resultado coloca em destaque no cenário nacional o da UEL. O que se deve, segundo Cássia, especialmente à capacitação do corpo docente, que possui 90% de doutores, entre eles cerca de 60% têm pós-doutorado, além do grande número de projetos de pesquisa, a extensa produção acadêmica do corpo docente e a qualidade técnica do corpo discente.

O foco do curso de Biomedicina da UEL é a pesquisa e a docência na área de saúde, mas o profissional sai habilitado para atuar em 35 diferente áreas da saúde. Todos os anos são ofertadas 20 vagas para o curso de Biomedicina. A primeira turma colou grau em 2004. Hoje, ao todo são 70 alunos na quatro séries. No Brasil existem mais de 100 cursos de Biomedicina. 

Veja também:

Cursos de Graduação da UEL

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Horário de Atendimento

Comunicamos que excepcionalmente no dia 10/09/2014 (quarta-feira), o horário de atendimento ao público da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) no período da manhã será das 08h00 às 10h45.

Após às 14h00 o atendimento será normal.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Transferência Externa UEL 2015 (Últimos dias para inscrições)


Inscrições até 09/09/2014 (23h00)

Dez cursos da UEL recebem nota máxima no Guia do Estudante


Agência UEL - 05/09/2014

Dez cursos de graduação da UEL receberam nota máxima na edição deste ano do Guia do Estudante – Melhores Universidades, da Editora Abril. São destaque da edição os cursos de Agronomia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Secretariado Executivo e Zootecnia. Todos foram avaliados com cinco estrelas, conceito “excelente”.

Também são destaque outros 25 cursos, que alcançaram o conceito 4, ou seja, “muito bom”, entre eles Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Relações Públicas, Design em Moda, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Esporte, Física, Fisioterapia, Geografia Matemática (Bacharelado), Pedagogia, Química e Serviço Social. 

E ainda dois cursos receberam três estrelas, ou seja, conceito ‘bom’, na avaliação do Guia. Os cursos de licenciatura não são avaliados. A evolução dos conceitos obtidos pelos cursos da UEL de 2005 a 2014 também só aumentou, saltando de 3,5 para 4,22. O Guia avaliou 37 cursos da Universidade.

A avaliação dos cursos de graduação é realizada há 20 anos pela Editora Abril no Guia do Estudante. A metodologia de avaliação consiste no envio de questionário aos coordenadores dos Colegiados de cursos. Eles respondem 15 perguntas sobre dados quantitativos dos cursos, como qualificação docente, projetos de ensino, pesquisa e extensão, infraestrutura dos cursos, além de trabalhos publicados em revistas e jornais especializados. Além da avaliação de instituições de ensino superior públicas e privadas do país, o Guia do Estudante também traz dicas e informações sobre profissões.

Os resultados oficiais serão divulgados no dia 10 de outubro, na edição deste ano do Guia do Estudante – Melhores Universidades.

Confira a relação completa de cursos avaliados em 2014, conforme o número de estrelas:

5 - Agronomia

5 - Ciências Contábeis

5 - Ciências Sociais

5 - Enfermagem

5 - Farmácia

5 - Medicina

5 - Medicina Veterinária

5 - Odontologia

5 - Secretariado Executivo

5 - Zootecnia

4 - Administração

4 - Arquitetura e Urbanismo

4 – Arquivologia

4 - Artes Cênicas

4 - Biblioteconomia

4 - Biomedicina

4 - Ciência da Computação

4 - Ciências Biológicas

4 - Ciências Econômicas

4 - Com. Social - Jornalismo

4 - Com. Social - Rel. Públicas

4 - Design em Moda

4 - Design Gráfico

4 - Direito 

4 - Educação Física

4 - Engenharia Civil

4 - Engenharia Elétrica

4 - Esporte

4 – Física

4 - Fisioterapia

4 - Geografia

4 - Matemática - Bach.

4 - Pedagogia

4 - Química

4 - Serviço Social

3 – Letras

3 - Psicologia 


Veja também:

Guia do Estudante Abril
(http://guiadoestudante.abril.com.br/)

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Evento debate políticas públicas de ingresso na Universidade

Debate reuniu professores e coordenadores de colegiados dos cursos de graduação

Agência UEL - 02/09/2014 

Foi realizado nesta terça-feira (2), no Anfiteatro Maior do CCH, o primeiro debate sobre políticas públicas de ingresso na Universidade, que reuniu professores, coordenadores de cursos e colegiados. Os resultados da iniciativa encaminhados no início de 2015 à Câmara de Graduação, que reúne o colegiado dos 54 cursos de graduação da UEL, para avaliação das propostas e medidas a serem tomadas sobre as políticas de ingresso. 

A iniciativa é uma parceria da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) e Observatório da Educação (OBEDUC/Ciências Sociais). A professora Ileizi Luciana Fiorelli Silva e os mestrandos Daniel Vitor e Henrique Neto falaram sobre 'As funções e as influências do ENEM nas Políticas para o Ensino Médio e o Ensino Superior', através das pesquisas realizadas no Observatório da Educação (OBEDUC/Ciências Sociais). 

Já a coordenadora da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), professora Cristina Bulhões Simon, ministrou palestra sobre o ENEM e vagas remanescentes no Processo Seletivo Vestibular da UEL. Também participaram do evento a coordenadora da Pro - reitora de Graduação (PROGRAD), Ângela Maria de Souza Lima, a diretora de Avaliação e de Acompanhamento Institucional, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) Martha Santana Marcondes, e a professora Elaine Fernandes Mateus, coordenadora da comissão de pesquisa do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. 

Atualmente, a UEL realiza, além do Vestibular, outros processos de ingresso à universidade, como transferências externas, vagas remanescentes para Portadores de Diploma de Curso Superior e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e o Programa Emergencial de Formação para Professores em Exercício na Educação Básica Pública (PARFOR). 

O próximo encontro será no dia 23 de setembro, às 14 horas, no Anfiteatro Cyro Grossi, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), a comissão organizadora vai promover mesa-redonda, com a participação do professor Jair Ferreira de Almeida, da PROGRAD e Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), e da professora Martha Marcondes, da (PROPLAN). 

Veja também: 

O ENEM E A PROPOSTA DE ADESÃO AO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU) 

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Acesso à Informação - Prograd


O Decreto nº 4531, de 15 de maio de 2012, regulamentou a Lei Federal nº 12527/2011, que trata do Acesso a Informação, determinando que todos os órgãos da Administração Direta e Indireta, disponibilizem ao cidadão, além de espaço de atendimento ao público, todas as informações relativas às estruturas, programas e metas, bem como suas receitas e despesas, corpo funcional, licitações, contratos, convênios e patrimônio em seus sítios oficiais.


Neste sentido, a Prograd deixa à disposição em seu site (www.uel.br/prograd), de maneira pública, irrestrita e gratuita, informações que dizem respeito ao seu escopo de trabalho, tais como:

  • Resoluções;
  • Instruções de Serviços;
  • Editais;
  • Relatórios;
  • Deliberações;
  • Regulamentos;
  • Pautas e Atas da Câmara de Graduação;
  • Informações sobre Cursos de Graduação (disciplinas, ementas, corpo docente, etc.);
  • Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação;
  • Calendário da Graduação;
  • Publicações (Manual do Estagiário, Guia Acadêmico, Guia do Estudante Visitante, entre outros).

Saiba mais sobre Acesso à Informação na Prograd: 
www.uel.br/prograd/acessoinformacao

Conheça nossos Canais de Atendimento: 
www.uel.br/prograd/canaisatendimento

Conecte-se em nossas redes sociais:
www.uel.br/prograd/redessociais

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Vestibular da UEL recebe inscrições até dia 11

Estudantes podem se inscrever exclusivamente pela Internet, no endereço cops.uel.br

Agência UEL - 01/09/2014

As inscrições para o Vestibular 2015 da Universidade Estadual de Londrina terminam no próximo dia 11 de setembro. Estudantes interessados podem se inscrever exclusivamente pela Internet, no endereço www.cops.uel.br. A taxa de inscrição é de R$ 118,00. Serão oferecidas 3.090 vagas, em 66 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações. As provas serão aplicadas nos dias 2 de novembro (1ª fase) e nos dias 30 de novembro; 1 e 2 de dezembro (2ª fase).

A Prova de Habilidade Específica para o curso de Música será realizada antes da 1ª fase, dia 28 de setembro. Como esta prova é eliminatória, o candidato poderá indicar, no momento da inscrição, uma segunda opção de curso, que passará a ser aquele ao qual concorrerá, caso não seja aprovado nessa etapa. O resultado desta prova será divulgado no dia 13 de outubro.

Manual do Candidato

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) já disponibilizou o Manual do Candidato ao Vestibular 2015 que traz todas as informações sobre o concurso. Este ano, o manual só poderá ser acessado na versão on-line, permitindo salvar arquivos em PDF. Mais uma vez a UEL investirá na interação por meio das redes sociais. Candidatos poderão ter informações atualizadas sobre o concurso no Facebook, no endereço www.facebook.com/vestibularuel

Inscrições para bolsista do PROPE (PROGRAMA DE APOIO AO ACESSO E PERMANÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DA UEL)

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Londrina (PROGRAD/UEL), considerando a execução do PROGRAMA DE APOIO AO ACESSO E PERMANÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DA UEL (PROPE), conforme Resolução CEPE/CA nº 083/2013 e Resolução CA nº 090/2013, torna público a abertura de inscrição para o processo de seleção de estudante/bolsista recém-graduado para atuarem como bolsista.

Inscrições de 01/09/2014 a 17/09/2014

Maiores informações no Edital Prograd nº 96/2014: