segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Professora da Unicamp ministra palestra no GEPE


Agência UEL - 23/11/2012 

O Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE), da Pró-reitoria de Gradução (Prograd), realizou nesta quinta-feira (22/11) a discussão sobre "As Relações Educador-Educando, Formas de Diálogo e de Resolução de Conflitos no Ensino Superior", com a professora Telma Pileggi Vinha, Departamento de Psicologia Educacional da Unicamp. A palestra lotou a Sala de Eventos do CCH na tarde de ontem. Em breve estará disponível no Site da Prograd o vídeo do evento em www.uel.br/prograd/gepe.

Na UEL 300 colarão grau em dezembro

Agência UEL - 19/11/2012

A UEL encerrará o ano letivo de 2012 entregando ao mercado de trabalho 300 novos profissionais graduados nos cursos de Agronomia, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia. Eles colarão grau em cerimônia conjunta marcada para o dia 7 de dezembro, sexta-feira, às 19 horas, no Ginásio João Santana, no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), no Campus Universitário.

Os concluintes escolheram como paraninfo geral o médico Arnildo Linck Júnior, da Divisão de Terapia Intensiva Pediátrica do HU e professor do Departamento de Pediatria e Cirurgia Pediátrica do Centro de Ciências da Saúde da UEL. O juramentista será o concluinte de Medicina Veterinária, José Carlos Ribeiro júnior. O orador geral será o formando de Agronomia, Pedro Roberto Bernardy de Lima.

sábado, 24 de novembro de 2012

Programa Ciência sem Fronteiras - Novas Chamadas para Graduação Sanduíche


Atenção
(Reunião com os inscritos no Programa Ciência sem Fronteiras)

O Programa Ciência sem Fronteiras disponibilizou a partir do dia 20/11/2012 as novas chamadas para Graduação Sanduíche na Austrália (G8/ATN), Alemanha, Canadá (CALDO/CBIE), Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Suécia.

As inscrições podem ser realizadas no site do programa (www.cienciasemfronteiras.gov.br) no período de 27 de novembro de 2012 a 14 de janeiro de 2013.

Diante disto, comunicamos a todos os inscritos, para estas chamadas do Programa Ciência sem Fronteiras, que a homologação está condicionada ao comparecimento em reunião que será realizada com o Coordenador do Programa CsF:

DATA: 21/01/2013 (segunda-feira)
HORÁRIO: 14h00 
LOCAL: Sala de Eventos do CCH 

Comunicamos ainda, que todos os estudantes inscritos devem preencher e protocolizar, na Divisão de Protocolo da UEL, o “Termo de Ciência” disponibilizado na página www.uel.br/prograd/cienciasemfronteiras

Att.
Prograd

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

UEL oferece atendimento diferenciado para estudantes especiais (Vídeo)

Link para o vídeo:
www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=isPdxny4Pyo


Mais informações sobre o Núcleo de Acessibilidade da UEL:
www.uel.br/prograd/nac

Calendário das Atividades de Ensino dos Cursos de Graduação para o ano letivo de 2013

Confira aqui: http://bit.ly/pwKEI7

ENADE 2012 - Prova dia 25 de novembro (domingo)

Cursos a serem avaliados pelo ENADE em 2012:
www.uel.br/prograd/?content=enade/enade2012.html

Saiba mais sobre o ENADE 2012:

Deliberações da Câmara de Graduação (Agronomia, Pedagogia e Administração)

Deliberação da Câmara de Graduação nº 025/2012
Estabelece adequações na matriz curricular do curso de Graduação em Agronomia, currículo 2010

Altera, na matriz curricular do curso de Graduação em Pedagogia, currículo 2010, a série e semestre de oferta da atividade acadêmica 6EDU113 - Saberes e Fazeres do Professor Diante das Dificuldades de Aprendizagem

Aprova o Regulamento de Estágio Curricular não Obrigatório do Curso de Administração

Confira neste link, a área de Deliberações 2012 no site da Prograd:

Prograd disponibiliza o Catálogo dos Cursos de Graduação 2012



Prograd disponibiliza o Catálogo dos Cursos de Graduação 2012.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

GEPE debate a relação entre educador e educando nesta quinta-feira

Agência UEL - 21/11/2012

O Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE), da Pró-reitoria de Gradução (Prograd), realiza nesta quinta-feira (22/11), das 14 às 16 horas, na Sala de Eventos do CCH, a discussão "As Relações Educador-Educando, Formas de Diálogo e de Resolução de Conflitos no Ensino Superior", que será conduzida pela professora Telma Pileggi Vinha, professora do Departamento de Psicologia Educacional da Unicamp.

A pedagoga Telma Pileggi é doutora em educação na área de psicologia, desenvolvimento humano e educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Além de pesquisadora nas áreas de relações interpessoais e o desenvolvimento moral, ela também é membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp.

Telma é organizadora da coleção "Educação e Psicologia em Debate", além de autora dos livros "O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista", e “Quando a escola é democrática: Um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola”, publicados pela editora Mercado de Letras.

Mais informações sobre o Gepe: www.uel.br/prograd/gepe

UEL realiza colação de grau especial

Formandos prestam juramento
Agência UEL - 19/11/2012

Sete formandos dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Serviço Social e Letras receberam seus certificados de conclusão de curso nesta segunda-feira (19) durante cerimônia de colação de grau especial, realizada na Sala dos Conselhos. A cerimônia foi presidida pela reitora da UEL, Nádina Moreno.

A colação de grau especial atende a solicitação de formandos que precisam antecipar a formatura visando a continuidade dos estudos ou para comprovar documentação acadêmica mediante uma oportunidade de trabalho ou concurso público. 

A cerimônia teve a participação da vice-reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, pró-reitores, diretores de Centros de Estudos, além de familiares dos formandos.

A UEL realiza a cerimônia de formatura oficial nos dias 27 e 28 de fevereiro e nos dias 1 e 2 de março de 2013, no Ginásio de Esportes Moringão, quando cerca de 3 mil novos profissionais receberão seus certificados de conclusão de curso. 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Gepe - Grupo de Estudos de Práticas em Ensino da Prograd – convida para a discussão "As Relações Educador-Educando, Formas de Diálogo e de Resolução de Conflitos no Ensino Superior"


Data: 22/11/2012 
Local: Sala de Eventos - CCH 
Horário: 14:00 às 16:00 

Convidado: 

Profa. Dra. Telma Pileggi Vinha 

Pedagoga, doutora em educação na área de psicologia, desenvolvimento humano e educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. 

Professora do departamento de psicologia educacional da Unicamp.

Pesquisadora na área das relações interpessoais e o desenvolvimento moral. 

Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp. 

Organizadora da coleção "Educação e Psicologia em Debate" e autora dos livros "O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista" e “Quando a escola é democrática: Um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola”, publicados pela editora Mercado de Letras. 

Participe! 

Outras informações no site: www.uel.br/prograd/gepe 

Att. 
Prograd/UEL

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Encontro avalia o PIBID na UEL

Encontro também teve exposição de posteres

Agência UEL - 12/11/2012

Cerca de 900 professores e estudantes participaram neste final de semana do II Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID/UEL), realizado neste sábado (10/11), durante todo o dia, no Ginásio João Santana, no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE). O encontro serviu para fazer uma avaliação dos resultados do projeto na UEL, desenvolvido com recursos do Ministério da Educação com o objetivo de incentivar a formação de professores.

A programação incluiu a apresentação de Grupos de Trabalho, mostrando experiências e resultados. Na UEL o projeto envolve cerca de 720 alunos de graduação, além de 50 professores de 15 licenciaturas. Também estão envolvidos outros 90 professores do ensino básico, de 35 escolas estaduais e municipais beneficiadas com o Programa.

Saiba mais sobre o PIBID/UEL: www.uel.br/prograd/pibid

Intercâmbio Estudantil

Conheça o Intercâmbio Estudantil na UEL



Pró-Reitoria de Graduação
Divisão Central de Estágios e Intercâmbios

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Estudantes de graduação devem renovar matrícula até 14 de dezembro de 2012


A Pró-Reitoria de Graduação da UEL fará a renovação de matrícula para 2013 até 14 de dezembro de 2012. Para realizar a renovação o estudante deverá acessar o Portal do Estudante de Graduação.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ENADE 2012 - Questionário do Estudante e Locais de Prova


PREZADO ESTUDANTE!

Favor acessar o site do INEP enadeies.inep.gov.br/enadeIes, clique no botão "Estudante", fazer o cadastro clicando no item “Primeiro acesso, clique aqui”, para preencher eletronicamente o Questionário Socioeconômico do estudante e obter o local de prova. 

Lembramos que, os estudantes deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h15min do dia 25 de novembro de 2012, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia). 

A prova terá início às 13h e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos através do e-mail prograddat@uel.br.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
DIVISÃO DE APOIO TÉCNICO/PROGRAD
(43)3371-4423/4303

Veja também: 

Cursos a serem avaliados pelo ENADE em 2012:
www.uel.br/prograd/?content=enade/enade2012.html

Saiba mais sobre o ENADE 2012:

Resolução CEPE nº 143/2012 (Mobilidade Acadêmica)

Resolução CEPE nº 143/2012
Regulamenta os procedimentos referentes aos registros Acadêmicos dos estudantes de graduação participantes de Programas de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica

Confira neste link, a área de Resoluções 2012 no site da Prograd: 

Comprovante de Voto/Justificativa Eleitoral - Eleições 2012

Todos os estudantes de graduação matriculados na Universidade Estadual de Londrina deverão entregar 01 (uma) cópia simples (não autenticada) do comprovante de voto ou justificativa eleitoral da última eleição no ano de 2012, anotando-se o número da matrícula acadêmica na fotocópia.

Local da entrega: Atendimento da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)

Motivo: regularização da documentação de matrícula

Prazo: até o início do semestre letivo de 2013

Obs: O estudante pode emitir e imprimir o documento "Certidão de Quitação Eleitoral", caso esteja disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de seu estado de votação.


Dúvidas ou maiores esclarecimentos: matricula@uel.br

Divisão de Matrícula e Documentação
Pró-Reitoria de Graduação
Universidade Estadual de Londrina

Resolução CEPE nº 149/2012 e 150/2012 (Calendário 2013 e Cursos de Graduação na modalidade a distância)

Resolução CEPE nº 149/2012
Estabelece o Calendário das Atividades de Ensino dos Cursos de Graduação para o ano letivo de 2013

Regulamenta procedimentos acadêmicos e administrativos para os Cursos de Graduação na modalidade a distância da Universidade Estadual de Londrina

Confira neste link, a área de Resoluções 2012 no site da Prograd: 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Inscrições para estágios remunerados - 2013



A DIVISÃO CENTRAL DE ESTÁGIOS E INTERCÂMBIOS – DCEI informa a todos os estudantes de graduação que estão abertas as inscrições para estágios remunerados para o ano de 2013 (estágio curricular não obrigatório).

Para se inscrever os estudantes deverão realizar o cadastro no site:
www.centraldeestagio.pr.gov.br

Dúvidas ou esclarecimentos:
estagios@uel.br

Deliberações da Câmara de Graduação (Pedagogia - Modalidade a Distância e Pedagogia - PARFOR)

Deliberação da Câmara de Graduação nº 022/2012
Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia - Modalidade a Distância

Estabelece adequações curriculares no curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia, integrante do Programa Emergencial de Formação de Professores em exercício na Educação Básica Pública, currículo 2009

Aprova o Regulamento Estágio Curricular Obrigatório e não Obrigatório do Curso de Pedagogia - Modalidade a Distância

Confira neste link, a área de Deliberações 2012 no site da Prograd:

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Encontro do PIBID/UEL deve reunir 900 participantes

Agência UEL - 05/11/2012

Cerca de 900 participantes são esperados para o II Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID/UEL), que será realizado neste sábado (10/11), a partir das 8h30, no Ginásio João Santana, no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE).

O objetivo é apresentar resultados e promover a troca de experiências entre os participantes do projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, com o objetivo de incentivar a formação de professores e colaborar para a valorização do magistério.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail ferdinando@uel.br. A programação completa está disponível no site http://www.uel.br/prograd/?content=pibid/eventos/ii_encontro_pibid_uel/ii_encontro_pibid_uel.html.

O encontro deve reunir cerca de 720 alunos de graduação da UEL que atuam no projeto, além de 50 professores das 15 licenciaturas envolvidas. Também são esperados 90 professores do ensino básico, de 35 escolas estaduais e municipais beneficiadas com o projeto.

A abertura está marcada para às 8h30. A partir das 9 horas, começam as apresentações de banners exibindo os resultados dos 30 subprojetos desenvolvidos.

Segundo o coordenador do PIBID/UEL, professor Sérgio Arruda, as atividades começaram na Universidade em 2010, a partir do incentivo governamental de colaborar para a valorização do magistério. Hoje a experiência da Universidade é considerada a 3ª maior do país, superando todos os estados da região sul. Este resultado considera o total de bolsas disponibilizadas, que chega a 844, além do volume de recursos investidos nos últimos 36 meses, que chega a R$ 9,4 milhões.

Ainda segundo o coordenador, a programação do encontro prevê ainda a apresentação de Grupos de Trabalho, mostrando as experiências de todos os professores e estudantes. “Queremos mostrar o impacto do projeto nas escolas”, define o professor. O II Encontro PIBID/UEL termina às 18 horas, ao final das apresentações de todos os Grupos de Trabalho.

III Seminário sobre Inclusão no Ensino Superior



Inscrições abertas
Londrina - Paraná
27 e 28 de novembro de 2012
www.uel.br/eventos/sies