sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Deliberações da Câmara de Graduação - Regulamento de Estágio Curricular Obrigatório e Não Obrigatório, Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso e Adequações Curriculares

Deliberação da Câmara de Graduação nº 30/2011
Aprova o Regulamento de Estágio Curricular Obrigatório e Não Obrigatório do curso de Pedagogia, ano de implantação 2010

Deliberação da Câmara de Graduação nº 31/2011
Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC, do curso de Biblioteconomia

Deliberação da Câmara de Graduação nº 32/2011
Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC do curso de Pedagogia, ano de implantação 2010

Deliberação da Câmara de Graduação nº 33/2011
Estabelece adequações curriculares no curso de Graduação em Psicologia, Habilitações: Bacharelado e Formação de Psicólogo, currículo 2010, a vigorar a partir do ano letivo de 2012

http://bit.ly/v1wDNX

Prograd disponibiliza o Catálogo dos Cursos de Graduação 2011



Prograd disponibiliza o Catálogo dos Cursos de Graduação 2011.

Horário de atendimento - Estágios (balcão de atendimento)

Horário de atendimento para estágios no balcão de atendimento: até às 17h00. Para os demais assuntos (atendimento geral), até às 20h00.

Curso de Direito recebe Selo OAB 2011

Agência UEL - 23/11/2011

O curso de Direito da UEL foi reconhecido como um dos melhores do país, segundo avaliação da Ordem dos Advogados do Brasil. O curso, que tem 52 anos de atividades e já formou cerca de 7 mil profissionais, foi selecionado para receber o Selo OAB 2011, conferido às instituições que mais aprovam no exame da Ordem dos Advogados e que mantêm boas médias no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Foram avaliados 791 cursos entre os 1.210 existentes em todo o país, e 90 foram selecionados para receber o Selo. O anúncio oficial foi feito durante o XXI Conferência Nacional dos Advogados, que termina nesta sexta-feira (25), em Curitiba.

A reitora Nádina Moreno, considerou o resultado como um reconhecimento a dedicação do corpo docente e discente, que vem sendo comprovada com os índices de aprovação dos estudantes da UEL em exames da Ordem ao longo dos anos.

“É um trabalho feito com muita seriedade, resultado de uma somatória de ações e parcerias já consolidadas no curso, além do investimento em infraestrutura. Estamos muito felizes com a indicação. Esperamos que outros cursos também mereçam esse destaque”, ressaltou a reitora.

A coordenadora do Colegiado do Curso de Direito da UEL, Ana Cláudia Duarte Pinheiro, credita o Selo da OAB à titulação do corpo docente, comportamento pró-ativo dos estudantes e ao grande número de projetos de ensino, pesquisa e extensão existentes nos Departamentos. Segundo a professora, dos 80 professores, 50% são doutores. Ela aponta ainda a infraestrutura do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), que conta com biblioteca atualizada e equipamentos, como diferenciais importantes para incentivar estudantes a participarem das atividades.

Ainda de acordo com a coordenadora, nos últimos anos são comuns as solicitações de antecipações de formaturas visando atender alunos recém-formados, aprovados em concursos públicos. Este ano a UEL deverá formar 210 jovens profissionais, a grande maioria já aprovada pela OAB. Segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UEL), estão matriculados hoje 568 alunos no período noturno, outros 562 no período matutino e 70 no período vespertino, que está na sua primeira turma. 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

UEL fica bem posicionada em avaliação do MEC

Agência UEL - 18/11/2011

O MEC divulgou nesta quinta-feira (17/11), no Diário Oficial da União, as notas das universidades avaliadas no Enade 2010. No Paraná, UEL, UFPR e UEM obtiveram as melhores notas. As três universidades ficaram com nota 4. A maior nota é 5.

A UEL teve 11 cursos avaliados em 2010, mas a nota divulgada hoje, é uma média dos três últimos anos, com um total de 38 cursos avaliados. O Enade tem um ciclo de três anos, no qual todas as grandes áreas do conhecimento são avaliadas.

Dos 11 cursos da UEL avaliados em 2010, cinco obtiveram nota 5, a nota máxima, outros cinco receberam nota 4 e um ficou sem nota, o que pode significar que houve boicote ao exame.

“Tivemos uma melhora significativa com a nota máxima de vários cursos. A UEL ficou bem colocada no estado, mas não podemos pensar somente em ranking. Temos cursos que precisam melhorar”, afirmou a professora Marta Marcondes, diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

“Esse tipo de avaliação é importante, na medida em que possibilita a reflexão e avaliação institucional, dentro do compromisso de melhoria da qualidade dos cursos ofertados pela UEL e ajuda também no trabalho interno dos colegiados de curso, resultando numa demanda de debates e ações institucionais”, destacou a professora.

A nota final de cada instituição é composta por 40% do Enade, que é a prova feita pelos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação; 30% do Indicador de Diferença entre Desempenho Observado e Esperado e 30% são variáveis, incluindo corpo docente, infraestrutura, e outros.

“Seria importante destacar também que, acima das universidades públicas do Paraná no ranking divulgado pelo MEC, estão posicionadas, com nota máxima, diversas instituições com apenas um curso avaliado, ou seja, instituições que concentram todos os seus investimentos em um único curso de graduação, obtendo portanto boas notas, num universo reduzido de estudantes”, conclui a diretora.


Veja também:

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ENADE|

Vídeo da discussão "Desafios da Docência Universitária"



O Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE) da PROGRAD, está disponibilizando em seu site, o vídeo na íntegra da discussão "Desafios da Docência Universitária" pela Profa. Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou, realizada no dia 03/11/2011 no Anfiteatro do CESA.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cursos da UEL obtêm nota máxima no Enade 2010



Agência UEL - 09/11/2011

A Universidade Estadual de Londrina obteve nota máxima em cinco dos 11 cursos avaliados em 2010 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os cursos que conseguiram nota 5 foram Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Medicina Veterinária. Outros cinco cursos: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Odontologia e Zootecnia, conseguiram nota 4 no exame. O resultado final foi divulgado nesta quarta-feira (9), pelo Ministério da Educação.

A diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento, professora Marta Marcondes, considerou o resultado muito bom. Ela atribuiu a nota ao empenho dos estudantes, Colegiados de Cursos e Departamentos, que garantiram infraestrutura e qualidade de ensino e pesquisa. Segundo ela, todos os cursos apresentaram notas superiores ao último Enade, o que demonstra uma evolução da graduação. Os cursos são avaliados pelo MEC a cada três anos.

Das 11 graduações avaliadas pelo Exame Nacional de 2010, somente o curso de Serviço Social acabou não conseguindo pontuação. Em um dos indicadores avaliados, a prova específica aplicada aos estudantes, o curso acabou sem conceito, o que significa que, provavelmente, os universitários tenham boicotado o Enade. Situação semelhante ocorreu com o curso de Medicina da UEL, em 2007, quando os formandos decidiram comparecer ao exame, entregando a prova em branco, sob protestos e reprovações do colegiado, departamentos e professores.  

Veja também:

|ENADE|

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Grupo de Estudos de Práticas em Ensino


Apresentação disponível - Desafios da Docência Universitária - Profa. Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou. 

Instrução de Serviço nº 07/11

Estabelece procedimentos para a outorga de premiação a estudantes e organizações externas à Universidade Estadual de Londrina.

GEPE encerra atividades do ano com palestra de Léa Anastasiou

Léa Anastasiou falou sobre Desafio da Docência Universitária


Agência UEL - 03/11/2011

Para marcar o encerramento das atividades deste ano, o Grupo de Estudos em Práticas de Ensino da UEL (GEPE/UEL) realizou hoje (3/10), no Anfiteatro do CESA, palestra com o tema “Desafio da Docência Universitária”. A palestrante foi a professora aposentada da UFPR que atua no curso de Pedagogia Universitária para docentes, coordenadores e assessores pedagógicos da USP, Léa Anastasiou. Ela é pedagoga formada pela USP, com doutorado e pós-doutorado concluídos na mesma instituição.

Com o objetivo de refletir sobre o fazer docente no ensino superior, a discussão de hoje foi direcionada para docentes da UEL. Léa Anastasiou abordou questões sobre a formação continuada em docência universitária e as mudanças curriculares na educação superior. “A formação pedagógica para a docência superior precisa de formação específica”, ressalta a professora. Ela também defendeu a necessidade da revalorização da docência dentro da carreira do Ensino Superior.

A professora ainda mostrou a história dos modelos de organização curricular, e ainda o sistema de avaliação das Universidades, que enfrenta desafios pontuais no que diz respeito a função social da Universidade brasileira.

Outro desafio para a docência gira em torno da organização dos currículos dos cursos. Para a professora, a matriz curricular no ensino superior, ou seja, a grade curricular, no nível superior deve sofrer mudanças. Com isso, a proposta é estruturar o currículo de maneira articulada, organizando as disciplinas por áreas do conhecimento ou eixos, com foco na convergência de conteúdos.

Ainda segundo a professora, a ação educativa está carente de pesquisas. “É preciso valorizar a ação educativa como um cenário importante de pesquisa”. Ela também destacou a institucionalização nas Universidades do Núcleo Docente Estruturante, previsto na legislação federal. Além do incentivo da capacidade crítica do universitário, para o professor fica o desafio da construção da autonomia do aluno. 

Veja também:

|GEPE|